Título: Bombeiros farão vistoria em casas noturnas do Estado de São Paulo
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 30/01/2013, Brasil, p. A2

Estudantes fazem manifestação pelas ruas do centro da cidade de Santa Maria e protestam contra falta de fiscalização

O incêndio na casa noturna Kiss, na cidade gaúcha de Santa Maria, na madrugada de domingo, no qual morreram 234 pessoas, está provocando uma onda de revisões nos procedimentos de segurança por parte das autoridades públicas. Ontem, o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou que deu ordem para que todas as casas noturnas com mais de mil metros quadrados de área construída em funcionamento no Estado sejam vistoriadas por equipes do Corpo de Bombeiros, como parte da operação Prevenção Máxima. Casas menores também entrarão na lista de inspeções.

Em Manaus, equipes de fiscalização interditaram ontem a boate que funciona no Hotel Tropical, o mais tradicional da cidade. Segundo o Corpo de Bombeiros, até sexta-feira serão fiscalizados 159 estabelecimentos. Na segunda-feira foram fechadas as casas noturnas All Night, República Real e Fire.

No município paulista de Americana, a 127 km de São Paulo, todas as casas noturnas terão o alvará de funcionamento suspenso a partir de hoje. A medida foi determinada pela prefeitura. Medida similar foi tomada pela prefeitura de Ilhéus, a 446 km de Salvador, onde a prefeitura determinou o fechamento de todas as casas noturnas da cidade. Na capital baiana, dois estabelecimentos do tipo já haviam sido interditados pela prefeitura na segunda-feira. Reuniões para tratar da segurança desses locais também foram feitas em Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Cuiabá e Maceió.

Na noite de ontem morreu a primeiro ferido internado por causa do incêndio, Gustavo Marques Gonçalves, de 21 anos, que tinha mais de 70% do corpo queimado. Com sua morte, as vítimas fatais do incêndio chegam a 235. A chefe da Regional de Santa Maria do Instituto Geral de Perícias, Maria Ângela Zucchetto, retificou ontem a informação sobre o número de mortos, acrescentando três aos 231 que vinham sendo divulgados.

O atendimento aos feridos está sendo coordenado pelo próprio ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que disse ontem que os hospitais de Santa Maria reservaram 30 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) disponíveis para sobreviventes do incêndio. Padilha informou que 65 pessoas que estavam na boate no momento do incêndio continuam hospitalizadas em Santa Maria e outras 53 estão em unidades de Porto Alegre. Segundo ele, há 27 pacientes em ventilação mecânica e 75 em estado crítico.

O prefeito da cidade, Cesar Schirmer (PMDB), disse ontem que todos os documentos e autorizações necessários ao funcionamento da boate Kiss estão em dia. Ele se referiu aos papéis que competem a prefeitura e entregou cópias que, segundo ele, comprovam sua afirmação. Depois do pronunciamento, o prefeito foi embora sem responder a perguntas dos jornalistas. Entre os documentos entregues estão cópias das leis sobre prevenção e combate a incêndio, um alvará de localização e atividade emitido em abril de 2012, com validade de um ano, e um alvará do Corpo de Bombeiros, com vencimento em 10 de agosto de 2012.

O delegado Marcelo Arigone, chefe da investigação do incêndio, não concorda com a afirmação do prefeito. Para ele, a casa noturna apresentava vários problemas e deveria estar fechada. Arigone disse ainda que houve uma reforma recente na casa.