Título: Gurgel diz que denúncia é consistente
Autor: Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 30/01/2013, Política, p. A10

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, qualificou como "extremamente consistente" a denúncia contra o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) que foi enviada na sexta-feira por ele ao Supremo Tribunal Federal (STF). "Foi uma iniciativa extremamente cuidadosa, extremamente ponderada do Ministério Público, examinada e refletida com o máximo cuidado e extremamente consistente", disse Gurgel, referindo-se ao encaminhamento das apurações contra Calheiros ao tribunal.

O senador está sendo investigado por causa da suposta apresentação de notas frias para a comprovação de seus rendimentos. O processo tramita em segredo de Justiça. O relator é o ministro Ricardo Lewandowski.

Gurgel negou que tenha acelerado o processo pelo fato de Calheiros ser candidato à Presidência do Senado. A eleição do Senado acontece na próxima sexta-feira. Calheiros é favorito para o cargo. O inquérito contra ele teve início em 2007 e só agora foi oferecida a denúncia. "Eu sempre tenho muito cuidado com isso", afirmou o procurador-geral. "As pessoas estão sempre concorrendo a cargos. Mas não pode ficar o Ministério Público de mãos atadas, subordinado a só oferecer denúncia quando seja politicamente conveniente", justificou.

Gurgel evitou avaliar se seria temerário para o comando do Ministério Público ter Calheiros na Presidência do Senado. O mandato dele como procurador-geral termina em agosto e caberá ao Senado aprovar o nome de seu sucessor. "Isso é um aspecto que não cabe ao procurador-geral examinar", disse Gurgel.