Título: Mais sabor vem com crédito de carbono
Autor: D'Ambrosio, Daniela
Fonte: Valor Econômico, 11/04/2007, Empresas, p. B1

Ainda que não tenham repetido o sucesso meteórico dos refrigerantes com menos gás e limão, as águas com sabor - ou, pela legislação, preparado líquido aromatizado - tornaram-se um nicho atraente.

Quem estreou nesse mercado foi a Aquarius, da Coca-Cola, nos sabores limão e tangerina. Depois vieram empresas como Ouro Fino e Via Natural. Em breve, chega às gôndolas a versão com sabor e vitaminas da marca de isotônicos Marathon. E, agora, a água Level chega ao mercado.

Criada por uma consultoria especializada em água mineral e bebidas funcionais, a Acqua Incorp, a nova água segue a tendência das águas aromatizadas, mas ganha um apelo ecológico. O produto incorpora o conceito do crédito de carbono. Será auditado pela Max Ambiental, que calculará a emissão de gás carbônico em toda a cadeia produtiva. "O que for emitido de carbono será compensado com o plantio de árvores", explica Amilcar Lopes Júnior, biólogo responsável pela Acqua Incorp.

No preparo de uma bebida, a maior emissão de gás carbônico está no transporte. O envase, que consome grande quantidade de energia, vem em segundo lugar.

Para atrair o público que valoriza esse tipo de iniciativa, a neutralização de carbono será comunicada na embalagem. Além da questão ecológica, a consultoria também aposta no diferencial de sabores, como romã e gengibre e limão e gengibre. O produto, com envase e distribuição de uma empresa de bebidas, chega ao mercado paulista em cerca de um mês.

E o impacto da neutralização de carbono no preço? "É muito pequeno", diz Júnior. "Não será repassado totalmente ao consumidor. A engarrafadora divide essa conta." (DD)