Título: Investimento em telecomunicação só para a Copa será de responsabilidade da Fifa
Autor: Bitencourt, Rafael
Fonte: Valor Econômico, 29/01/2013, Brasil, p. A4

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse ontem que o governo pôs fim às divergências com a Fifa sobre as responsabilidades de investimentos em infraestrutura de serviços de telecomunicações para a Copa do Mundo de futebol de 2014. "O que for ficar antes e depois da Copa, como legado, será do Brasil. O que será usado durante o evento será pago pela Fifa", afirmou o ministro em solenidade de assinatura de memorando de entendimento com a federação, também assinado pelo secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke.

Valcke disse que Fifa e governo brasileiro já estão "trabalhando juntos" e que a organização do evento tem, inclusive, se ocupado de monitorar todas as ações realizadas pelo governo, a fim de perceber eventuais falhas nos serviços prestados nos estádios. Ao lado do ministro, Valcke citou o problema com o sinal de celulares, identificado no último fim de semana em jogo realizado no estádio Castelão, em Fortaleza (CE). Essa é uma das arenas que a equipe com representantes do comitê organizador do evento percorrerá em vistorias nas cidades-sede da Copa.

"Por isso, temos que realizar testes antes para encontrar os problemas e resolvê-los a tempo", disse o secretário da Fifa. "Alguns estádios serão entregues mais tarde, em abril. Isso precisa ser antecipado para que os equipamentos de telecomunicações sejam instalados."

Ao ser perguntado sobre as falhas no sinal de celular percebidas na capital cearense, Bernardo disse que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já tem discutido com as operadoras a complementação de infraestrutura e as medidas necessárias para garantir a qualidade dos serviços.

O ministro demonstrou a preocupação do governo com a repercussão negativa para o país caso a infraestrutura de telecomunicação falhe durante os jogos. "Se não tivermos uma boa comunicação será como se a Copa não tivesse acontecido. Ela terá sua dimensão reduzida à de um pequeno evento", disse o ministro.

O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Cezar Alvarez, informou que o governo fará um reforço dos investimentos previstos originalmente em telecomunicações para a Copa. Ele mencionou que serão aplicados R$ 200 milhões da União nas 12 cidades-sedes. Outros R$ 180 milhões devem ser investidos diretamente pela Anatel.

A área de comunicações engloba as transmissões de televisão para outros países, suporte à cobertura de imprensa em hotéis, aeroportos e estádios e os próprios serviços privados oferecidos pelas operadoras.

Para os turistas, o ministro assegurou que já foram definidas as soluções para que seja dada a vazão ao volume adicional de chamadas e arquivos de fotos e vídeos pelos celulares, inclusive pela tecnologia de quarta geração (4G) que já estará operando na Copa das Confederações. "Os estrangeiros que virão para o Brasil poderão trazer os equipamentos do país de origem, usando a função "roaming". Ou, com o CPF, fazer a aquisição de chips temporários, o que provavelmente vai ser mais barato", disse.