Título: Lula avalia como positiva visita de Bush
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 13/03/2007, Brasil, p. A3

Apesar da recusa do presidente norte-americano George W. Bush em reduzir os subsídios ao álcool importado do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou ontem, durante reunião de coordenação política, de forma positiva, o encontro com o presidente dos Estados Unidos ocorrido na semana passada. Diante da cúpula política do Executivo, Lula defendeu um aprofundamento no debate sobre alternativas de energia renovável - na qual o etanol aparece com destaque.

Além disso, Lula voltou a repetir a importância de o país insistir nas discussões sobre o fim dos subsídios agrícolas de americanos e europeus. Ele viaja no fim do mês para os Estados Unidos e espera uma reabertura das negociações da Rodada Doha.

O encontro com Bush também foi o principal assunto do programa Café com o Presidente. Lula não tem dúvidas de que, muito em breve, o álcool vai transformar-se em uma commodity, produto que tem seu preço cotado internacionalmente. "Eu acho que é uma questão irreversível. Na medida em que o álcool começa a ganhar corpo e começa a ser misturado à gasolina e os países do mundo inteiro começam a se preocupar em diminuir a emissão de gás carbônico - e a mistura diminui a emissão - isso significa o quê? Isso significa que logo, logo, o álcool vai ter um preço internacional", disse.

Para Lula, esse novo cenário aumenta a responsabilidade do Brasil, que além de pensar em abastecer o mercado interno, vai ter um novo nicho comercial internacional à disposição. Tudo isso, segundo ele, sem descuidar-se da preservação do meio ambiente nacional. "Nós não queremos plantar cana-de-açúcar para produzir álcool e nem plantar oleaginosas para produzir biodiesel na Amazônia, por exemplo, ou no Pantanal. Nós queremos utilizar as áreas já degradadas para que a gente possa plantar", acrescentou.

Na reunião de coordenação política Lula pediu aos ministros que intensifiquem os contatos com os governadores e os secretários estaduais para preparar um novo encontro. Na pauta, projetos nas áreas de segurança, educação e políticas para a juventude.