Título: Meirelles fica no BC, dizem banqueiros
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 13/03/2007, Finanças, p. C5

A confirmação de Henrique Meirelles no comando do Banco Central, na reforma ministerial a ser anunciada esta semana pelo presidente Lula, era considerada certa ontem em meios bancários na Basiléia (Suíça). ''Eu não disse que Meirelles continuaria?'', exclamou um presidente de BC que se encontrou recentemente com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ao ser indagado por jornalistas se fica no cargo, Meirelles deu um amplo sorriso e respondeu que ''o presidente da República deve se pronunciar a respeito proximamente.''

O presidente do Banco Central Europeu e do G-10, Jean-Claude Trichet, arregalou os olhos quando foi perguntado se Meirelles teria eventualmente se despedido ontem na reunião com outros banqueiros internacionais. Trichet recentemente fez amplos elogios ao presidente do BC brasileiro. Meirelles é o único que tem status de ministro entre as autoridades monetárias que participam das reuniões periódicas sobre a economia global, no BIS, espécie de banco dos bancos centrais.

Durante o primeiro mandato do presidente Lula, em várias ocasiões o presidente do BC encontrou-se em situação desconfortável em reuniões internacionais, diante de persistentes comentários sobre sua saída do cargo. Fricções entre Meirelles e Mantega foram minimizadas por personagens de bancos centrais que conhecem ambos. O presidente do BC é visto em círculos do BIS como um contraponto a setores do PT que exigem outra política econômica. (AM)