Título: BC sobe e lidera o ranking de países emergentes do IIF
Autor: Ribeiro, Alex
Fonte: Valor Econômico, 13/03/2007, Finanças, p. C12

A gerência-executiva de relacionamento com investidores do Banco Central (Gerin) ganhou alguns pontos no ranking internacional elaborado pelo Instituto Internacional de Finanças (IIF) e assumiu a liderança entre os departamentos semelhantes de 32 economias emergentes.

Pelo mais novo ranking elaborado pelo IIF, uma associação mundial de instituições financeiras, o Gerin subiu de 34 para 38 pontos, num total de 38 pontos possíveis. Com isso, ultrapassou departamentos semelhantes do México, das Filipinas e da Coréia.

No ranking anterior, divulgado em setembro de 2006, havia três pontos que prejudicavam a avaliação do Gerin. Todos foram resolvidos com providências bastante simples - a criação de links entre a página do Gerin na internet e outras páginas.

Um dos problemas apontados em setembro pelo IIF era que faltava no site do Gerin informações sobre regulação e normas para investidores. O problema foi resolvido com um link para o site do Best Brazil, uma iniciativa criada para promover o mercado de capitais brasileiro para investidores estrangeiros que reúne o BC, o Tesouro, bolsas e outros participantes privados.

Também faltavam no site do Gerin, segundo o IIF, informações sobre apresentações internacionais feitas por membros do governo que não estejam ligadas diretamente ao lançamentos de papéis. Já havia um calendário disponível de apresentações no site do Best Brazil, e um simples link resolveu o problema.

O IIF também notou, em setembro, a falta de informações facilmente acessíveis sobre apresentações feitas por diretores do BC. As informações já estavam disponíveis no próprio site do BC, e o Gerin fez um link direto para as informações.

"O Brasil já estava bastante adiantado na área de relações com investidores, por isso era uma questão de alguns detalhes para atender todos os pontos do IIF", disse Renato Jansson Rosek, gerente do Gerin. "Agora, podemos dizer que essa é uma área de excelência."

Na verdade, desde o levantamento anterior, de setembro de 2006, o Brasil já tinha uma boa posição no ranking. O IIF avalia conjuntamente dois setores do governo, o Gerin do Banco Central e a Gerência de Relacionamento Institucional do Tesouro Nacional, também conhecida como Gerin. Esses dois órgãos atuam de forma complementar e, em conjunto, já atendiam todos os pontos levantados no ranking do IIF.

Além do ranking dos países pelo critério de relações com os investidores, o IIF divulga um ranking de transparência em informações. Nesse levantamento, o Brasil tem 37 de 42 pontos possíveis, e está atrás de Chile, África do Sul e Uruguai.