Título: Peru pode retirar sobretaxa ao denim
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 02/05/2007, Brasil, p. A5

As sobretaxas impostas pelo Peru contra o denim brasileiro podem ser retiradas nas próximas semanas. Negociadores dos dois países tiveram reunião bilateral ontem na Organização Mundial do Comércio (OMC) e esboçaram algumas soluções que agora serão avaliadas com seus respectivos setores privados. Uma nova reunião foi marcada para o final do mês, em Lima. Fernando de Magalhães Furlan, diretor do Departamento de Defesa Comercial, do Ministério do Desenvolvimento, vê chances de ocorrer um acordo pela retirada das sobretaxas.

O governo do Peru aplicou sobretaxa de 9% sobre as importações de denim originárias das fábricas Santista Têxtil, Vicunha, Fiação e Tecelagem São José e Companhia Fiação Santo Antonio, e de 6% sobre o produto vendido pela Covolan Têxtil.

O governo brasileiro aponta irregularidades no caso. O órgão investidor peruano concluiu que não havia dumping (venda a preço "abaixo de seu valor justo"). Uma comissão do governo decidiu não aplicar sobretaxa. O setor privado, porém, recorreu a um tribunal administrativo e conseguiu impor a barreira.

Furlan avisou aos peruanos que, se não houver solução amigável, o Brasil deverá acionar o mecanismo de solução de disputas da OMC. (A.M.)