Título: Pausa para tirar Padilha da fervura
Autor: Abreu,Diego ; Rothenurg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 11/12/2010, Politica, p. 2

Diante de denúncia envolvendo o ministro de Relações Institucionais e um dos cotados para a Saúde, Dilma prefere adiar o anúncio dos titulares de pastas de viés social

Diante do tiroteio em que se viu envolvido o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a presidente eleita, Dilma Rousseff, inverteu o processo de escolha dos ministros e decidiu esperar mais uns dias para definir se o transfere para a Saúde ou o mantém onde está. Ontem, ela se dedicou a avançar nas negociações com o PSB. Depois de jantar com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, na noite de quarta-feira, ela recebeu ontem, na Granja do Torto, além de Eduardo, o vice-presidente do partido, Roberto Amaral, e o governador do Ceará, Cid Gomes. A presença de Gomes foi a novidade e a certeza de que Dilma quer o deputado Ciro Gomes integrado ao governo. ¿Se ele não for ministro, será um dos responsáveis pela indicação¿, disse ao Correio um dos integrantes da equipe de transição (veja ao lado).

A ideia de Dilma é fechar a composição dos aliados neste fim de semana para anunciar na segunda-feira um lote maior de ministros e, na quarta, concluir o desenho de pastas como a Saúde e demais ministérios da área social, a maioria destinada ao PT. No caso de Padilha, avisam integrantes da transição, ele continua como curinga da presidente eleita. Ontem, ele convocou entrevista para responder à reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. O jornal estampou um documento com a suposta assinatura de Padilha para respaldar uma empresa de fachada na liberação de recursos no Ministério do Turismo.

¿Jamais assinei esse documento, que destoa totalmente dos documentos daqui. Quero que a Polícia Federal apure até o fim quem colocou uma assinatura minha, escaneada, nesse documento, que apresenta sinais inequívocos de falsificação¿, disse Padilha, que apresentou vários pontos de fraude na declaração, datada de 22 de março. Um deles no texto, que começa com a formalidade de ¿eu, Alexandre (¿) Padilha, declaro (¿) que a Inbrasil ¿ Instituto Brasil de Arte, Esporte, Cultura e Lazer ¿ vem funcionando nos últimos 3 anos de forma regular prestando relevantes serviços à população¿.

Escrito em suposto papel timbrado da Secretaria de Relações Institucionais, traz telefones e e-mails incorretos ¿ além de padrão gráfico diferente do utilizado pela SRI. O RG do ministro está errado. O CNPJ da empresa aparece como inválido. A assinatura, diz Padilha, foi escaneada. ¿Há diversos documentos assinados por mim na internet. Sou o principal interessado em saber quem montou esse documento, uma vez que não há registro de sua entrada ou saída da SRI¿, diz Padilha. Uma ex-assessora da SRI, Crisley Lins, disse na reportagem de O Estado de S.Paulo que pediu ao ministro para assinar o documento em favor do Inbrasil. Hoje, trabalha com o deputado Paulo Cesar (PR-RJ), que destinou parte de suas emendas ao instituto para eventos. ¿Não há registro desse documento aqui na SRI¿, disse Padilha, que, além de procurar a PF, abriu sindicância interna e aguarda o resultado.

Litígio Padilha passa por esse tiroteio num momento em que é tido como um dos nomes próximos à presidente. Ele tirou férias para se dedicar à campanha e acalmar a guerra entre aliados em alguns estados. Não deixa de estar cotado para a Saúde, mas Dilma tem sobre a mesa o nome do secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla. E não desistiu de prestigiar o governador baiano Jaques Wagner. Para o Desenvolvimento Social, além de Teresa Campelo, que integra a Casa Civil, Dilma analisa o nome de Lúcia Falcon, secretária de Planejamento de Sergipe, que tem o nome em análise para o ministério encarregado do Bolsa Família, programa que tem maior apelo no Nordeste.

O senador eleito Wellington Dias (PI) voltou a ficar com as ações em baixa na bolsa de ministeriáveis porque Dilma não deseja sacar nenhum senador eleito do PT para compor o governo. Precisa da bancada intacta para não perder força e nem comissões técnicas.