Título: Inflama a briga na oposição
Autor: Silveira, Igor
Fonte: Correio Braziliense, 11/12/2010, Politica, p. 7

Senador do PSDB ataca a cúpula do Democratas e, de rebate, é chamado de dúbio e petulante

Quando a situação parecia ter se acalmado no Democratas, após as eleições deste ano, mais uma declaração voltou a causar faíscas na legenda. Desta vez, a guerra verbal foi com um integrante de uma sigla aliada, o PSDB. Em um programa de rádio, o senador tucano Álvaro Dias (PR) afirmou, ontem, que a cúpula do DEM ¿atrapalhou muito¿ a campanha eleitoral de José Serra para a Presidência da República. Minutos depois, a resposta estava na rede de microblogs Twitter. O deputado reeleito Ronaldo Caiado (DEM-GO) não garimpou palavras para revidar e a relação entre os dois partidos, que não já não era tão serena desde a disputa para a indicação do vice de Serra ¿ episódio que envolveu justamente Álvaro Dias ¿, ficou muito ruim.

¿Eu acho que o Democratas tem mesmo de buscar uma reformulação, porque, na corrida presidencial, principalmente na fase que antecedeu à campanha, a direção atual do DEM atrapalhou muito. Eu sou franco em afirmar que a direção do DEM atrapalhou muito a campanha de José Serra. Por isso, tem de mudar mesmo¿, afirmou Álvaro Dias. Em seguida, quando foi questionado se as declarações eram resquício do período de definições da chapa de Serra, ele rechaçou a possibilidade. ¿Não é pessoal. Eu nunca reivindiquei o cargo. Mas acho que nós temos de mudar a legislação sobre aliança política. Não se faz aliança só para somar tempo de televisão. Não se pode admitir que um partido exija um pagamento porque tem um tempo de televisão¿, completou.

Mais tarde, no Twitter, Álvaro Dias explicou que teceu tais comentários em resposta ao presidente do DEM, o deputado Rodrigo Maia (RJ). De acordo com o tucano, o parlamentar fluminense iniciou os ataques na última reunião do partido, quando criticou o comportamento de José Serra na campanha e chamou o ex-presidenciável de ¿individualista¿. ¿Esse debate não tem sentido e atacar o Serra, que foi grande candidato, é um despautério. Assunto encerrado¿, escreveu.

Caiado, então, saiu em defesa do Democratas e publicou uma série de mensagens contra Dias. ¿O híbrido Álvaro Dias, que apoiou o irmão e Dilma Rousseff no Paraná, vai a Goiânia responsabilizar o Democratas pela derrota de José Serra¿, postou em um momento. ¿Álvaro Dias, tenha posições claras, menos dúbias, seja oposição! Quem comandou o processo foi Serra. Apoiamos até onde ele permitiu¿, ressaltou em outro recado. ¿Ele tem a petulância de ir a Goiânia espalhar a cizânia. Página virada. Álvaro Dias, que fique com Dilma e Osmar no Paraná¿, concluiu.

Crise O DEM atravessa um momento crítico desde o término das eleições, quando uma ala do partido liderada pelo ex-senador Jorge Bornhausen (SC) demonstrou insatisfação com o comando de Rodrigo Maia. Nessa semana, foi realizada uma reunião com a executiva nacional da legenda. Na ocasião, o presidente do DEM convocou uma convenção extraordinária para março. Foi o primeiro passo para que Maia antecipe a saída da Presidência. Entre os cotados para assumir o cargo estão os senadores Demostenes Torres (GO) e Agripino Maia (RN).