Título: Sob protestos, Marina anuncia nova equipe
Autor: Zanatta, Mauro
Fonte: Valor Econômico, 03/05/2007, Brasil, p. A5

Mesmo sob intensa pressão política contra a recente reestruturação do Ministério do Meio Ambiente e a divisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), a ministra Marina Silva anuncia hoje a consolidação das mudanças em sua pasta. Para comandar o Ibama, Marina deve confirmar o nome de seu atual chefe de gabinete, Bazileu Alves Margarido Neto, o mais cotado para a função até o início da noite de ontem. A ministra preferia o diretor-geral da Polícia Federal, delegado Paulo Lacerda, que foi convidado e, segundo Marina, teria sido "simpático" à idéia. Mas há resistências no Palácio do Planalto.

Primeiro, porque Lacerda está envolvido em várias operações importantes da PF em todo o país e sua presença à frente do órgão seria fundamental nesse momento - e Marina precisava anunciar logo um nome. Depois, porque o delegado seria menos propenso a aceitar "sugestões" em sua eventual gestão. O que tivesse que ser feito, Lacerda faria e ponto final, relatam fontes do governo. Bazileu é professor da Unicamp e foi membro do Núcleo de Políticas Públicas. Antes, trabalhou com o senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

A ministra também deve anunciar hoje o nome do geógrafo Valmir Gabriel Ortega para comandar o recém-criado Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Ex-presidente interino e ex-diretor de Ecossistemas do Ibama, Ortega é hoje secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado do Pará.

Ainda no Ibama, a ministra deve anunciar a composição da nova diretoria, que teria apresentado ontem a demissão conjunta em reunião na sede do ministério. A Diretoria de Proteção Ambiental deve continuar sob o comando do sociólogo Flavio Montiel da Rocha, ex-membro das ONGs ambientalistas Greenpeace e WWF. A Diretoria de Administração e Finanças deve ficar com José Augusto Martinez Lopes, atualmente coordenador-geral de Administração do Ibama. No centro da polêmica sobre a permissão para a construção do complexo hidrelétrico no Rio Madeira, em Rondônia, a Diretoria de Licenciamento Ambiental pode permanecer com o atual ocupante, Walter Muchagata.

A reestruturação anunciada na semana passada por Marina Silva causou muita controvérsia no governo e no Congresso. Até aliado antigo, como o deputado Sarney Filho (PV-MA), anunciou ontem que fará oposição à forma como foram operadas as modificações nas estruturas do ministério e do Ibama. "Vou lutar contra a forma como foi feito, por medida provisória", afirmou. Segundo ele, não houve discussões prévias com os técnicos do Ibama, nem tampouco com governadores e especialistas independentes. "É uma questão de princípio", disse. "Já nos empurraram goela abaixo os transgênicos via MP e agora podem vir outras coisas estranhas sobre licenciamento ambiental e outras coisas."

A MP da reestruturação também sofre forte oposição dos servidores do Ibama. Hoje, no Congresso Nacional, os funcionários farão um ato de protesto e um "corpo-a-corpo" com deputados e senadores para evitar a votação da MP da forma como ela foi enviada pelo governo. "Vamos até o fim nesta luta", avisa a engenheira florestal Lindalva Cavalcanti.