Título: Após ameaças, prefeito paulista é executado
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 11/12/2010, Politica, p. 9

Walderi Paschoalin morre no município de Jandira ao chegar para entrevista em rádio local. Polícia prende quatro suspeitos

São Paulo ¿ Assim que chegou em frente à Rádio Astral FM para uma entrevista ao vivo, na manhã de ontem, o prefeito da cidade paulista de Jandira, Walderi Braz Paschoalin (PSDB), 62 anos, foi alvejado por 15 tiros de fuzil e de pistola. O som dos disparos que mataram o prefeito chegou a ser ouvido pelo locutor e pelos ouvintes, que acreditavam se tratar de fogos de artifício.

A polícia conseguiu prender quatro suspeitos ontem mesmo, já que o prefeito foi executado na presença de várias testemunhas. Segundo relatos, os disparos teriam saído de outro veículo. O motorista e segurança de Paschoalin, Wellington Martins, foi atingido por um tiro na cabeça e, até o fechamento desta edição, estava internado em estado gravíssimo no Hospital das Clínicas de São Paulo.

A polícia suspeita que o crime tenha sido encomendado, já que Paschoalin estava todas as sextas-feiras na mesma rádio, concedendo entrevista ao programa Bom-dia, prefeito. Segundo testemunhas, o carro do qual partiram os disparos estava rondando o prédio da emissora bem antes de o prefeito chegar.

Em depoimento à polícia, o líder do governo na Câmara Municipal de Jandira, vereador Henrique Francisco de Alexandria (PSDB), contou que Paschoalin recebeu três ameaças de morte pelo telefone. A última delas, há oito meses. ¿Ele me contou que, numa das ligações, foi aconselhado a ter mais cautela com o que andava falando no programa da rádio¿, ressaltou o vereador. Alexandria disse ainda que o prefeito não dava importância para as ameaças e até brincava quando contava sobre os telefonemas. ¿Agora que ele foi executado, penso seriamente em encerrar a minha carreira política antes mesmo de acabar o meu mandato. Esse assassinato chocou a cidade¿, completou.

Medo Não faltam motivos para os políticos da região terem medo. Em julho, o ex-vereador Waldemiro Moreira de Oliveira, 49 anos, foi morto a tiros durante uma tentativa de assalto. O crime ocorreu na casa onde ele morava e até hoje há suspeita de crime encomendado, já que não foi levado nenhum objeto da residência. Em setembro, sete homens armados invadiram o prédio onde mora a filha do prefeito assassinado e um vereador.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o grupo foi até a casa de um porteiro que trabalhava no edifício e o rendeu. Depois, os bandidos seguiram até o prédio onde mora a filha de Paschoalin, renderam outro porteiro e tentaram arrombar a porta do apartamento dela.

Para o delegado que comanda as investigações, Marcos Carneiro Lima, não restam dúvidas de que se trata de um crime político. Os investigadores estão ouvindo pessoas próximas ao prefeito para identificar os motivos e levantar uma lista de possíveis suspeitos. ¿O depoimento dos quatro suspeitos é fundamental para se chegar aos mandantes do crime¿, comentou o delegado.