Título: Ministro nega afastamento entre Dilma e o Vaticano
Autor: Sousa , Yvna
Fonte: Valor Econômico, 14/02/2013, Política, p. A5

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Gilberto Carvalho, disse ontem que o governo brasileiro respeita a decisão do papa Bento XVI em renunciar ao cargo, anunciada na segunda-feira. Ele disse ainda que "está superado" o episódio ocorrido às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais de 2010, quando o pontífice pregou voto contra candidatos que defendessem a descriminalização do aborto.

"Eu queria atestar em nome da presidente Dilma [Rousseff], a nossa posição frente a essa decisão de Bento XVI, que é acima de tudo uma posição de respeito, de reverência e de um desejo muito forte de que ele possa continuar contribuindo com a igreja, no plano espiritual, nas orações e, enfim, na vida que ele está escolhendo", afirmou Carvalho.

A declaração foi dada durante o lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. A ausência de manifestação oficial da presidente Dilma foi recebida com estranheza e críticas.

Após o evento, Carvalho minimizou as críticas, afirmando que o governo ponderou que não havia necessidade de se manifestar: "Não nos compete fazer nenhum pronunciamento sobre a natureza dessa decisão e sim, respeitá-la e desejar que o novo papa possa ter luzes, forças e energia para continuar essa missão importante."

O ministro ressaltou que outros governos latino-americanos também não emitiram nenhum pronunciamento oficial sobre o fato.

Carvalho também negou afastamento na relação entre o governo Dilma Rousseff, a CNBB e a Igreja Católica e ressaltou que há uma "parceria muito forte em diversas áreas". "As igrejas não devem ser submetidas a governo e governos não devem ser submetidos a igrejas", disse. "Não vejo nenhum clima de frieza".

O ministro declarou ainda que a presidente tem cobrado dele a garantia dos recursos necessários para a realização da Jornada da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho. (Com agências noticiosas)