Título: Sobe nível dos reservatórios da região Sudeste
Autor: Rittner , Daniel
Fonte: Valor Econômico, 13/02/2013, Brasil, p. A2

A situação dos reservatórios do subsistema Sudeste-Centro-Oeste, que constituem a principal caixa d"água do país, melhorou vigorosamente nos dez primeiros dias de fevereiro. Dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) indicam que o nível de armazenamento dos reservatórios subiu de 37,5% da capacidade total, no início deste mês, para 42,1%, no dia 10.

Com isso, houve um distanciamento do limite mínimo de segurança para a operação das usinas hidrelétricas, graças à intensificação das chuvas. Até agora, em fevereiro, a vazão dos rios no Sudeste-Centro-Oeste - que reflete diretamente o volume de precipitações - atingiu 107% da média histórica (o registro dos últimos 82 anos). Esse subsistema tem aproximadamente 70% da capacidade de armazenamento de água nas usinas.

Na região Nordeste, a situação é menos folgada, mas também melhorou. Na virada do mês, os reservatórios estavam com 32,9% da capacidade total, abaixo do limite mínimo de segurança. Agora, o nível aumentou para 37,6%, mas a vazão continua inferior à média histórica, que é de 66%.

Para ajudar na recuperação dos reservatórios, o Operador Nacional do Sistema Elétrico mantém ligadas quase todas as usinas térmicas disponíveis no sistema. No domingo, a geração térmica foi de 10.186 megawatts médios, excluindo a usina nuclear de Angra II. Angra I está em manutenção programada.

O parque gerador também passou a contar com o reforço da usina de Uruguaiana, movida a gás natural, no Rio Grande do Sul. A usina, que não produzia energia havia quatro anos, voltou a operar, graças a uma operação logística, que envolve o fornecimento de gás pela Petrobras. A empresa estatal descarregou o combustível em um porto da Argentina, passando pela rede de gasodutos do país vizinho até chegar à fronteira. No dia 1º de fevereiro, a usina retomou sua operação, ainda em testes. Agora, voltou a funcionar comercialmente. No dia 10, segundo dados do ONS, foram gerados 162 MW médios.

A situação dos reservatórios no Sul começa a merecer atenção. Nos dez primeiros dias de fevereiro, a vazão foi de apenas 45% da média histórica, levando a um processo de queda do nível de armazenamento: começou o mês em 43,8% e já baixou para 39,9%. Uma das primeiras medidas operacionais do ONS, quando os reservatórios do Sul começam a diminuir muito, é aumentar o envio de eletricidade do Sudeste-Centro-Oeste para a região. Essa transferência, que estava em torno de 2,5 mil MW até a semana passada, aumentou para níveis próximos de 4 mil MW.

Apesar da melhoria dos últimos dias, a situação dos reservatórios é nitidamente pior do que em igual período do ano passado. Em 10 de fevereiro de 2012, a capacidade estava em 76,9% do total no Sudeste-Centro-Oeste, em 77,7% no Nordeste e em 58,6% no Sul.