Título: Brasil articula reunião sobre mudanças climáticas
Autor: Jayme, Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 06/03/2007, Brasil, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende mediar um diálogo entre os países desenvolvidos sobre as mudanças climáticas ocorridas no mundo nas últimas décadas. A questão ambiental foi tratada ontem em reunião do presidente com o diretor-executivo do Programa da ONU para o Meio Ambiente, Achim Steiner, e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

O governo brasileiro articula a possibilidade da realização de uma grande reunião entre ministros do Meio Ambiente e das Relações Exteriores de 15 países para a reafirmação dos compromissos dos países contra o aquecimento global. O enviado das Nações Unidas pediu a Lula que ele proponha um encontro entre os presidentes para tratar do assunto.

Em entrevista concedida na tarde de ontem, Achim Steiner elogiou a experiência no combate ao desmatamento florestal e os projetos de biocombustíveis brasileiros. "O Brasil tem uma enorme fonte de experiências em energia limpa e redução do desmatamento. O país pode ser o catalisador de um novo consenso entre os países nas discussões ambientais", afirmou

Ao representante da ONU, Lula revelou que o tema será tratado no encontro que terá com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Segundo Steiner, Lula disse que trataria da questão do aquecimento global com o colega americano, além dos biocombustíveis.

O representante das Nações Unidas criticou os países desenvolvidos e em desenvolvimento. "A União Européia não cumpre metas porque os Estados Unidos não mudam a sua lógica. Os Estados Unidos não reduzem a emissão de gás carbônico porque a China não se compromete com metas. E a China e o Brasil olham para os Estados Unidos e não se empenham. Essa paralisia não é mais aceitável nem racional", disse.

Marina Silva anunciou que o governo brasileiro prepara um Plano Nacional de Combate à Mudança Climática. O pacote de medidas visa uma maior redução da emissão de gás carbônico e propõe uma coordenação entre as ações ministeriais já introduzidas, como o plano de combate ao desmatamento e as iniciativas sobre biocombustíveis. "Queremos que o plano aprofunde as medidas já feitas, amplie as contribuições dos outros ministérios e crie medidas novas", disse.