Título: Lula conversa com Geddel sobre ministério
Autor: Jayme, Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 06/03/2007, Política, p. A9

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a fazer os últimos ajustes na reforma ministerial. No início da noite de ontem, o presidente esteve com o governador da Bahia, Jacques Wagner, e o deputado Geddel Vieira Lima (BA), nome do PMDB para ocupar a pasta da Integração Nacional. Depois dos baianos, Lula esteve com o presidente PT, Ricardo Berzoini, de quem recebeu uma longa lista com nomes de ministeriáveis petistas.

Hoje, o presidente avança nas negociações. Depois de se reunir com os governadores durante toda a manhã, Lula receberá o presidente do PMDB, Michel Temer, às 15h45, no Palácio do Planalto. Embora não haja previsão de data para o presidente anunciar a reforma, os movimentos indicam que ela está quase fechada. O PT era o último partido da coalisão governista que faltava ser ouvido. Nessas movimentações, Geddel parece cada dia mais ministro. Ontem, se recusou a receber a imprensa depois da reunião com o governador baiano e o presidente. Avisou que hoje Michel Temer falaria em nome do partido.

Como o PMDB perdeu o Ministério da Saúde para um técnico escolhido pelo presidente, há expectativa de que a bancada tenha mais algum cargo importante.

Com Ricardo Berzoini, Lula teve uma reunião rápida. O presidente do PT tinha uma lista em mãos com os nomes dos indicados pelo PT para compor o Ministério. A maior estrela do time é a ex-prefeita Marta Suplicy. A preferência dela é o Ministério das Cidades, de onde poderia realizar um trabalho com vistas às eleições de 2010.

Além da ex-prefeita paulistana, está na lista o deputado federal Walter Pinheiro (BA), indicado pelo partido para o Ministério do Desenvolvimento Agrário. O baiano foi o deputado mais bem votado do partido na última eleição para a Câmara. A Bahia, aliás, seria bem representada com Pinheiro e Geddel. Nas duas indicações, agradaria a Jacques Wagner. Geddel apoiou Wagner no estado.

Miguel Rossetto, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário, também estaria na lista do PT. Seria cotado para assumir o comando da Refinaria Alberto Pasqualini (RS). A secretaria de Direitos Humanos seria entregue ao ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh e a BR Distribuidora poderia ficar com o ex-presidente da Petrobras e ex-senador José Eduardo Dutra. Na lista do partido está o ex-governador Jorge Viana.