Título: Serasa indica estabilidade para nível de inadimplência
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 19/02/2013, Brasil, p. A3

Os níveis de inadimplência do consumidor devem se normalizar ao longo deste ano, de acordo com indicador de perspectiva divulgado ontem pela Serasa Experian. No lado das empresas, o atraso na quitação das dívidas deve cair de forma mais intensa.

O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor ficou estável em dezembro, em 100,1 pontos. Depois de uma sequência de altas registradas no biênio 2011/2012, a estabilização ao redor dos cem pontos ocorridos desde meados do ano passado sinaliza que ocorrerá uma normalização dos calotes ao longo deste ano, segundo a Serasa Experian. Para a instituição, a normalização representa convergência da inadimplência apurada pelo Banco Central para um nível próximo a 7%

"O mercado de trabalho aquecido, com a maioria dos rendimentos corrigidos acima da inflação, a manutenção de taxas de juros em patamares mais baixos e maior rigor na concessão de crédito por parte do sistema financeiro tendem a configurar um cenário mais favorável para a inadimplência dos consumidores em 2013", avalia a Serasa Experian em nota sobre o indicador divulgada ontem.

Para as empresas, o indicador registrou queda de 0,8% em dezembro, ante novembro, para 94 pontos. A continuidade de reduções graduais do indicador aponta para a melhora da inadimplência das empresas ao longo do ano, avalia a entidade.

"A convergência para a normalidade da inadimplência dos consumidores, a aceleração do crescimento econômico e a predominância de taxas de juros mais baixas no médio prazo contribuem para a redução da inadimplência das empresas", afirmaram em nota os economistas da Serasa Experian.