Título: Preso naturista de Tambaba
Autor: Meira, Priscylla
Fonte: Correio Braziliense, 15/12/2010, Brasil, p. 11

Um dos criadores da praia de nudismo é acusado de vender fotos de crianças nuas pela internet

Paraíba ¿ O ex-presidente da Sociedade Naturista de Tambaba (Sonata) Nelci Rones Pereira de Sousa, 47 anos, foi preso, na manhã de ontem, acusado de utilizar a filosofia naturista para cooptar, recrutar crianças e fotografá-las nuas, muitas vezes em posições sensuais. A prática criminosa acontecia com a conivência de alguns pais, que permitiam que os filhos fossem até a casa do acusado mediante o recebimentos de cestas básicas ou dinheiro. O Ministério Público da Paraíba acredita que cerca de 100 crianças teriam sido vítimas de Nelci Rones.

Na casa do acusado, foram apreendidas dezenas de fotografias de crianças com idade entre 2 e 16 anos, o que caracteriza a prática de pedofilia. A Operação Predador foi realizada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pelo Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e pela Coordenadoria da Infância e da Juventude, que passaram a investigar denúncias contra o ex-presidente da Sonata há cerca de cinco meses.

Durante as investigações, o Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), do MPPB, reuniu mais de 500 fotografias que estavam sendo publicadas em sites nacionais e internacionais supostamente vinculados à filosofia naturista, mas que tinham conotação sexual. Há a suspeita ainda de que as imagens feitas na Praia de Tambaba e na residência de Nelci estariam sendo vendidas para esses sites. De acordo com as informações colhidas pelos promotores de Justiça Francisco Lianza e Cassiana Mendes, Nelci oferecia alimentos e dinheiro para que os pais deixassem os filhos irem até a casa dele. ¿Algumas mães chegavam a autorizar a publicação das fotografias dos filhos nus em páginas da internet¿, informou Cassiana.

De acordo com o delegado do GOE, Walber Virgolino, Nelci não resistiu à prisão e foi atuado em flagrante em uma de suas residências, localizada no assentamento Nova Vida, na praia de Pitimbu. ¿Ele foi enquadrado no artigo 241 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê pena de um a quatro anos para quem fotografa ou publica cena de sexo explícito ou pornográfica envolvendo criança ou adolescente¿, informou.

Segundo a promotora Cassiana, a maioria das crianças convencidas a posarem para Nelci vem de famílias humildes, moradoras de assentamentos nos municípios de Pitimbu, Caaporã, Alhandra e Conde. ¿Ele é uma pessoa mais intelectual e se aproveitava do baixo nível de conhecimento das famílias para convencer os pais a deixarem seus filhos serem fotografados e irem para a casa dele¿, acrescentou.

De família evangélica, Nelci adotou o estilo de vida naturista há cerca de 20 anos e é muito conhecido entre os naturistas brasileiros e estrangeiros. De acordo com informações da Operação Predador, ele fez parte da fundação da Sonata e tem a primeira carteira emitida pela entidade. A prefeitura de Conde cogita a possibilidade de retomar a administração da praia. Há seis anos o trabalho é feito pela Sonata.