Título: Mesmo engravatado, Tiririca garante show
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 16/12/2010, Política, p. 2

Na primeira visita ao novo local de trabalho, palhaço arrasta multidão no Congresso, causa alvoroço, provoca risos e celebra o fato de já chegar ganhando incentivo no contracheque

Sem peruca, sem chapéu, de terno e gravata, Tiririca desfilou um repertório de piadas. Menos eloquentes do que na TV, mais curtas e precisas, as frases engraçadas escapuliam a cada pernada. Eram diferentes, mais sóbrias e mansas, mas não menos hilárias. Arrancavam gargalhadas de uma multidão. O próprio Tiririca gargalhou. Riu da situação, foi sarcástico com os jornalistas. E imprimiu à visita da tarde de ontem, na primeira vez na vida em que esteve no Congresso Nacional, o estilo do deputado Tiririca (PR-SP), o mais votado em outubro, com nada módicos 1,35 milhão de votos.

Deputado Tiririca é um homem de sorte, admitiu. Chegará ao Congresso no ano em que deputados e senadores receberão um salário 61,8% maior. Piada pronta: o palhaço fez a primeira visita ao local de trabalho no dia e na hora da votação do aumento pelos próprios parlamentares. ¿Tomara que aprovem. Cheguei agora.¿

Os jornalistas se armaram, esparramaram as cascas de banana que poderiam derrubar Tiririca. E se irritaram com o humor e o jogo de cintura do palhaço. ¿Não acha uma palhaçada a gente ficar correndo atrás do senhor?¿, questionou uma repórter, irritada com a estratégia do deputado eleito de não parar para dar entrevista. ¿Aí o problema é de vocês¿, retribuiu. Risada geral.

Um bom humorista tem seus bordões e sabe usá-los com os fãs. Cantou Florentina, sucesso que projetou o artista, e o servidor da Câmara já ganha um afago: ¿Fala, coisinha linda!¿ Ao passar na frente do deputado, ostentando cabeleira loira semelhante à peruca que Tiririca vai dispensar de seu visual na Câmara, a autoridade não resiste: ¿Ô, menino lindo!¿

Era tanta gente, tanto tumulto, que Tiririca perdeu um dos sapatos. Um fã o devolveu. Fez graça com os fotógrafos ao mostrar o sapato recuperado. Estava devidamente trajado para responder mais uma pergunta: ¿O senhor sabe o que é o regimento interno?¿, insistia mais uma casca de banana lançada. ¿Não, o que é?¿ No tumulto, ninguém respondeu. ¿Quais os projetos do senhor para o povo?¿ Tiririca quis saber: ¿Que povo?¿ O povo brasileiro, esclareceu o jornalista. ¿Vou fazer muita coisa boa!¿

¿E a imagem do Congresso, deputado, o senhor vai ajudar a melhorar?¿ A resposta foi uma daquelas piadas velhas, mas não menos engraçada: ¿A imagem? Ué, eu não assisti, não.¿ Deputado Tiririca contou que terá muito trabalho para escolher os servidores que estarão lotados em seu gabinete. A demanda está alta. Ele achou a solução: vai fazer um sorteio.

Nome oficial Joana de Andrade, 42 anos, seguiu o deputado Tiririca por onde ele esteve. Ela trabalha na limpeza da Câmara e não estava sozinha: o sobrinho Geovane, 13, saiu de Ceilândia e foi ao Congresso para tirar uma foto com o palhaço. ¿Esse movimento todo é só no início, depois passa. Com o Frank Aguiar foi a mesma coisa.¿ Teve servidora que achou Tiririca bonito. O assédio a Tiririca foi generalizado. Envolveu servidores de diferentes gabinetes, munidos de celulares e câmeras para registrar a primeira aparição dele na Câmara. ¿Vou ter muito tempo para fazer a foto com ele¿, disse Joana.

Mas Francisco Everardo Oliveira da Silva garante que o Tiririca não entrará no Congresso a partir do início do mandato. ¿Aqui a coisa é séria. O Tiririca continua, mas lá fora.¿ Como deputado, ele pode até tentar manter uma aparência mais sisuda, mas ele é Tiririca até no nome. Será a nomenclatura oficial do parlamentar. O apelo é forte e carregou mais de um milhão de votos de protesto em São Paulo. Alavancou o PR na Câmara, fez as lideranças do partido afagarem o palhaço que não se desvencilha do humor em momento algum. O ¿abestado¿, como dezenas de servidores gritavam, ainda vai gerar risada. Mesmo de terno e gravata e com discurso de deputado.

PARA STF, SUPLENTE DEVE SER DO PARTIDO O STF entendeu que, em caso de licença ou renúncia de deputado federal eleito, a vaga será preenchida pelo primeiro suplente do partido. Na transição, é comum a convocação de deputados para abrir vaga no Legislativo para aliados. O plano de reconduzir José Genoino (PT-SP) a Brasília é um exemplo. Já o TSE decidiu, ontem à noite, que os votos recebidos por candidatos que tiveram o registro negado depois das eleições não poderão ser contabilizados pelos partidos ou coligações. Eles passam a ser nulos. Também ontem, o TSE definiu que só poderão ser diplomados candidatos com a situação de registro regular. E ainda determinou que a prefeita cassada de Campos (RJ), Rosinha Garotinho, reassuma o cargo.

APROVADO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL O plenário do Senado aprovou, ontem à noite, o texto do novo Código de Processo Civil, que irá substituir o atual, em vigor desde 1973. A proposta tem mais de mil artigos que simplificarão os processos e darão mais agilidade à Justiça. Uma das novidades é a redução do número de recursos que podem ser protocolados contra decisões judiciais. A expectativa é de que as mudanças reduzam em 70% o tempo da tramitação dos processos. O projeto seguirá para análise do plenário da Câmara, que terá de votar em dois turnos a proposta criada pelo Senado com a colaboração de magistrados e da sociedade civil.

"Somos iguais, não espere hostilidade"

Muitos caciques políticos, interessados nos holofotes voltados ao deputado-palhaço, cruzaram o caminho de Tiririca. O deputado mais votado do país chegou pela manhã a Brasília, na primeira vez em que viajou à cidade sem ser para participar de um de seus shows, e almoçou com o líder do PR na Câmara, deputado Sandro Mabel (PR-GO). Às 14h15, chegou à entrada principal do Congresso, onde um batalhão de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas o aguardava.

Mabel o acompanhou o tempo inteiro. Tentou transparecer a função de guia de Tiririca na Câmara e no Senado, mas o tumulto suplantou a iniciativa. O palhaço passou pelo Salão Verde, foi até o gabinete da liderança do PR, conheceu o plenário de uma comissão, estendeu a caminhada até o gabinete do líder do partido. Logo ganhou a companhia dos deputados João Carlos Bacelar e José Rocha, ambos do PR da Bahia. Eles acompanharam a visita do deputado a Inocêncio Oliveira (PR-PE), segundo secretário da Câmara. ¿O senhor chegou aqui com 1,3 milhão de votos. Será respeitado, somos iguais, não espere hostilidade¿, disse Inocêncio.

Tiririca conheceu ainda a TV Câmara, passou rapidamente pela sala de imprensa e chegou ao gabinete da Presidência da Casa. Só encontrou o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), no plenário. Ganhou um cumprimento seco. Um deputado discursava no momento. Tiririca passou ainda pela Primeira Vice-Presidência ¿ não foi recebido pelo deputado Marco Maia (PT-RS) ¿ e seguiu para o plenário do Senado. ¿Obrigado pelas gravações que o senhor fez para nós, da Bahia¿, agradeceu o senador César Borges (PR-BA). ¿Não se faz sucesso à toa¿, disse o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

Tiririca seguiu para o gabinete do senador Alfredo Nascimento (PR-AM), onde permaneceu por mais de meia hora, e encerrou a visita no gabinete do senador Magno Malta (PR-ES). De lá, foi para o subsolo do Senado, onde um carro o aguardava para levá-lo ao aeroporto. Deputado Tiririca gravaria ainda na noite de ontem participações em programas de humor na TV. (VS)