Título: 'Aparecida Digital' recebe o papa
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 08/05/2007, Empresas, p. B1

Não há notícias de que o papa Bento XVI seja adepto de apetrechos tecnológicos. Mas se tiver um blackberry ou um laptop, o sumo pontífice não encontrará problemas para se conectar à internet enquanto estiver na cidade de Aparecida, ao longo desta semana.

Com o codinome de "Aparecida Digital", a prefeitura da cidade inaugura hoje o seu projeto de rede sem fio, recurso que vai garantir acesso gratuito à rede mundial de computadores para qualquer pessoa que estiver transitando pela cidade.

A tecnologia, que teve custo de R$ 40 mil para a prefeitura, foi implementada pela D-Link, fabricante de equipamentos de telecomunicações. Quem estiver com um dispositivo de acesso à internet nas mãos poderá fazer conexão nos dois pontos principais de Aparecida: o entorno da basílica nova, onde Bento XVI celebrará missa, e a área da basílica antiga, o segundo maior pico de concentração populacional e comercial da cidade. Hoje Aparecida tem cerca de 35 mil habitantes, mas recebe aproximadamente 9 milhões de visitantes por ano. Com a visita do pontífice romano, são aguardados 500 mil fiéis de todo país.

A implantação da rede sem fio na cidade teve início em janeiro, comenta o diretor de planejamento da prefeitura, Carlos Alberto de Almeida. "A vinda do papa acelerou a primeira etapa do projeto, que era a instalação da rede na área central."

Até setembro, a prefeitura quer levar o acesso sem fio a outras regiões do município, interligando escolas, delegacias, postos de saúde e telecentros da região. O objetivo, diz o gerente comercial da D-Link para divisão de governo, Fred Maynart, é fazer com câmeras de vídeo usadas no monitoramento da cidade também transmitam imagens por meio da rede. "O protocolo da internet (IP) ainda será usado em ligações telefônicas feitas entre os órgãos públicos. Isso vai baixar os custos."

A intenção da prefeitura é que, após a visita do papa, a rede de conexão sem fio continue acessível ao cidadão, gratuitamente. "Quem estiver aqui não terá custo do provedor do sinal, nem do provedor de conteúdo", comenta o diretor de planejamento, Carlos Alberto de Almeida. Para manter o acesso, a prefeitura vai gastar cerca de R$ 3,5 mil por mês.

Nas últimas semanas, a operadora Telefônica, que também participa do projeto de Aparecida, colocou mais de 100 técnicos para trabalhar na instalação de redes sem fio também nos arredores do Anhembi, do Campo de Marte e do Estádio do Pacaembu, na capital paulista. A cidade de Guaratinguetá, outro município que será visitado por Bento XVI, também recebeu equipamentos de rede sem fio e telefonia. Em Aparecida, a empresa estima que o volume de ligações de longa distância deverá dobrar no fim de semana de 12 de maio, quando o papa rezará missa na basílica. Para evitar congestionamento, a operadora montou um plano de remanejamento de rotas.

No ambiente tecnológico, o recurso usado em Aparecida é conhecido como WiFi, um padrão de comunicação baseado em ondas de rádio. Para cobrir o entorno da região central da cidade, a prefeitura instalou seis rádios com antenas, em pontos distintos. Qualquer dispositivo que estiver dentro de um raio de sete quilômetros, em média, desses equipamentos, pode se conectar à rede. "O interessante do WiFi é que o seu custo chega a ser seis vezes mais barato que o WiMax", diz o executivo da D-Link, Fred Maynart, numa referência ao padrão, defendido pela fabricante de chips Intel.

O projeto de Aparecida mostra que, com pouco investimento, cidades com orçamento baixo podem ter acesso à web, afirma o diretor-geral da D-Link Brasil, Alexandre Wu. "Essa tecnologia vive um momento de expansão. Neste ano, centenas de cidades vão adotar o recurso."