Título: Senador Ricardo Ferraço aceita Comissão de Relações Exteriores
Autor: Ulhôa, Raquel
Fonte: Valor Econômico, 22/02/2013, Política, p. A8

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) aceitou na noite de quarta-feira a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado no biênio 2013-2014.

A decisão de Ferraço põe fim ao impasse entre os partidos em torno da escolha das presidências e deve possibilitar a instalação das 11 comissões técnicas do Senado na próxima terça-feira, sem disputa, pelo menos nas principais. O início do funcionamento desses colegiados estava previsto para ontem, o que não aconteceu por falta de acordo.

"Cedi aos apelos do líder do meu partido, Eunício Oliveira (CE), em nome da unidade", afirmou Ferraço. A preferência do pemedebista era presidir a Comissão de Educação e Esportes (CE), cargo que lhe foi prometido por Renan Calheiros (PMDB-AL) na campanha para a presidência do Senado. Ferraço tem atuação independente do grupo de Renan e José Sarney (PMDB-AP).

Só que o PSDB decidiu reivindicar o comando da CE para o senador Cyro Miranda (GO). Ferraço chegou a ser estimulado por pemedebistas próximos de Renan a disputar contra Miranda, com a promessa de que teria apoio para vencer, mas recusou: "Meu projeto era presidir a Comissão de Educação para torná-la protagonista dos desafios da educação brasileira. Mas queria isso dentro de uma regra. Se o PSDB exerceu seu direito, pelo critério da proporcionalidade, e escolheu a Educação, vamos respeitar esse direito."