Título: Analistas elevam projeção do PIB deste ano para 3,10%
Autor: Martins , Arícia
Fonte: Valor Econômico, 26/02/2013, Brasil, p. A5

Depois de revisões para baixo por duas semanas seguidas, o mercado elevou ligeiramente sua estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, movimento acompanhado pelas projeções para a produção industrial. Divulgado ontem pelo Banco Central, o boletim Focus mostrou que a mediana de cerca de cem analistas para o PIB subiu de 3,08% para 3,10%, mesma aposta para o crescimento da indústria neste ano, ante 3% na pesquisa anterior.

Para Flávio Serrano, economista do BES Investimento, as duas mudanças estão ligadas à percepção de que janeiro foi um mês de atividade forte, no qual a produção industrial, segundo seus cálculos, avançou 2% sobre dezembro, com o ajuste sazonal. Por uma questão estatística, explica Serrano, uma alta acentuada na abertura do ano tem efeito maior sobre o crescimento médio do que um repique no último trimestre, por exemplo. "O primeiro trimestre é sempre muito importante. Se ele já for forte, o carregamento estatístico para o ano tem um peso maior."

O analista do BES diz que é cedo para alterar suas projeções para 2013. Segundo ele, a grande dúvida está no investimento, que deve mostrar alguma reação no fechamento de 2012, mas cujo comportamento neste trimestre é uma incógnita. Para 2013, o BES trabalha com expansão de 3% da economia.

"Temos dúvidas sobre se esse dado de janeiro representa uma mudança de trajetória ou um ponto fora da curva", afirma Rafael Bacciotti, da Tendências Consultoria, que também manteve sua previsão de crescimento para o ano, em 3,2%, mesmo com sinais mais positivos referentes ao primeiro mês. Ele concorda, porém, que os bons indicadores antecedentes de janeiro podem ter elevado a mediana de projeções para a alta do PIB.

Além de expectativas menos pessimistas para o crescimento da economia, o Focus mostrou nova contenção nas apostas para a inflação, que começaram o ano em processo de deterioração. Pela segunda semana consecutiva, a mediana de projeções para o aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2013 recuou, de 5,70% para 5,69%.

Serrano, do BES, diz que esse movimento reflete o tom mais duro das autoridades em relação à dinâmica de preços, que, aparentemente, teve efeito para coordenar as estimativas dos agentes. Em entrevista ao "The Wall Street Journal", o presidente do BC, Alexandre Tombini, afirmou que a prioridade da instituição não é estimular o crescimento, mas sim controlar a inflação. Essa e outras declarações não apontam para um aperto monetário já na próxima reunião do Copom na visão do BES, mas sinalizam que um aumento de juros pode vir antes de 2014.