Título: Coca-Cola prevê crescer além dos refrigerantes
Autor: Daniela D'Ambrosio
Fonte: Valor Econômico, 17/01/2005, Empresas, p. B2

A gigante Coca-Cola, maior produtora mundial de refrigerantes, está concentrando esforços na área de não refrigerantes. Sim, o chamado segmento de não-carbonatados é o que mais cresce dentro da companhia mundialmente e a Coca quer aproveitar cada vez mais esse filão. "Essa área tem registrado percentuais expressivos de crescimento", diz Marcos Simões diretor de assuntos corporativos da Coca-Cola, sem mencionar os valores. "A estratégia da empresa é ampliar seu mercado e buscar outros produtos que não refrigerantes", completa. A atenção da empresa, no momento, está voltada para o suco infantil Kapo, que acaba de ter seu relançamento. Com 49% de participação de mercado e 50 milhões de litros vendidos anualmente, segundo dados da AC Nielsen, o produto ganhou cálcio na fórmula. Hoje, os brasileiros consomem mais de 300 milhões de litros de sucos prontos por ano, contra 115 milhões em 1999. O suco conta com o aval da criançada, mas nem sempre tem a mesma aprovação das mães. A idéia agora é ressaltar o lado nutritivo do produto e conquistar as mães. "Consultamos nutricionistas para saber qual ingrediente nutritivo seria mais importante para o público infantil e identificamos o cálcio", afirma Luiz Fernando Lotito, gerente de marcas. A campanha nacional do produto, assinada pela McCann-Erickson, entra no ar no primeiro trimestre do ano. Presente em outros países como Chile, África do Sul, Turquia e Canadá, a marca Kapo chegou ao Brasil há três anos com um investimento de R$ 20 milhões na época. O objetivo da Coca-Cola é aproveitar a aceitação da marca junto ao público infantil para expandir sua atuação. "A marca poderá ser usada em outros produtos infantis", diz Lotito. "Mas ainda não há previsão." A empresa também está olhando outras possibilidades dentro do segmento de sucos em caixa para complementar a linha infantil. Ainda nesse segmento de não-carbonatados, a Coca-Cola é dona da marca Minute Made que, embora não seja conhecida do publico final, é muito consumida. A companhia fechou um contrato mundial no ano passado com o Mc Donald's e desde outubro fornece o McFruit para a rede de fast-food. "Foi um alinhamento mundial importante que trouxe para o Brasil essa área de sucos", diz Simões. A área de não carbonatados conta ainda com as marcas de água Bonáqua (agua mineral direto da fonte ) e Basani (água purificada após processo de tratamento e vendida no Centro-Oeste e Nordeste), além do Chá Nestea, que segundo a AC Nielsen, tinha 20,8% do mercado em novembro passado.