Título: Natura desembarca na capital dos cosméticos
Autor: Daniela Fernandes
Fonte: Valor Econômico, 11/01/2005, Empresas, p. B2

Dia 22 de abril, data do descobrimento do Brasil, a Natura embarcará rumo à conquista do continente europeu. Esta é a data anunciada ontem, em Paris, por Luiz Seabra, presidente-fundador da empresa, para a inauguração da loja da marca na capital francesa. Situada no chamado "Carrefour da Croix Rouge", no elegante bairro de Saint-Germain-des-Près, uma das áreas mais nobres da cidade, a butique da Natura terá 200 m2, espaço para massagens e também uma área dedicada à cultura brasileira, com livros e discos. Inicialmente a Natura comercializará em Paris 70 artigos da linha Ekkos, mas outros lançamentos estão previstos no curto e médio prazos. Para conquistar o público francês, no "berço mundial da cosmetologia", como diz Seabra, a Natura desenvolveu produtos especialmente para esse mercado, como cremes para o rosto, cabelos e também novas texturas de cremes para o corpo, como o "leite" corporal de andiroba e castanha ou "geléias" hidratantes. "As pesquisas que fizemos na França indicaram que tínhamos de ter produtos para o rosto. Se tivéssemos somente uma linha de artigos para o banho, isso reduziria o nosso mercado no país. Existem também preferências em relação à textura dos produtos em função do clima", disse Seabra ao Valor. Os cremes para o rosto da linha Ekkos serão lançados em setembro na França e posteriormente no Brasil, ainda sem data prevista. Uma condição para o desenvolvimento dos produtos franceses era a de que eles também pudessem ser destinados ao mercado brasileiro. O investimento previsto na França para os próximos três anos é de ? 14 milhões, disse Seabra. Já foram investidos 3 milhões de euros até o momento, sendo a maior parte desses recursos na abertura da butique. No disputado mercado de cosméticos e perfumes na França, a Natura espera sobressair por meio de sua imagem ligada ao "bem estar", aos seus produtos ecológicos e ao desenvolvimento social das comunidades que fornecem matérias-primas à empresa. "É essa linguagem peculiar que nos diferencia, seja da L´Occitanne, que talvez seja uma marca um pouco próxima à nossa, seja dos outros concorrentes que teremos na França", disse Seabra. A loja na capital francesa servirá também como uma espécie de termômetro para investimentos em outros países europeus. O processo de internacionalização da Natura pode se estender à Inglaterra, Alemanha e outros países do bloco.