Título: Dilma reforça proximidade ao PMDB
Autor: Exman, Fernando; Junqueira, Caio
Fonte: Valor Econômico, 01/03/2013, Política, p. A5

A presidente Dilma Rousseff realizou dois movimentos para reforçar sua parceria com o PMDB, em meio às articulações que antecedem a campanha pela reeleição em 2014. Na noite de quarta-feira, Dilma foi ao jantar oferecido pelo vice-presidente da República, Michel Temer, ao senador José Sarney (PMDB-AP). Ontem, reuniu-se novamente com Temer e os novos líderes do partido no Congresso. E amanhã a presidente marcará presença na convenção nacional do PMDB que reconduzirá Temer à presidência da sigla.

A cúpula do PMDB convidou Dilma para discursar na convenção do partido, o que dará à presidente a oportunidade de demonstrar sua intenção de manter a coalizão que permitiu a sua eleição e lhe dá sustentação no Congresso. Ontem, Dilma reuniu-se pela primeira vez com os novos líderes do partido no Legislativo, o senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) e o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O encontro, do qual também participou a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti (PT), serviu ainda para dissipar os comentários de que a presidente apresentava resistências ao nome de Cunha.

Segundo os participantes, o encontro de Dilma com os líderes foi "institucional". Eles disseram à presidente que houve tensionamentos no processo que os levou às lideranças, mas ressaltaram que agora as bancadas estão unidas.

"Ela [Dilma] disse que vai reforçar a aliança com o PMDB, que o PMDB é o parceiro preferencial e que tem consciência que a aliança com o PMDB é a mais importante", disse Cunha. "O objetivo foi uma visita de apresentação."

Dilma ficou cerca de uma hora no jantar oferecido por Temer no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente, e sentou-se com lideranças pemedebistas. Além do anfitrião e do homenageado, dividiram a mesa com Dilma o presidente do Senado, Renan Calheiros (AL), e o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

Segundo alguns dos presentes, Dilma comeu peixe e massa. Bem humorada, circulou pela festa, conversou e tirou fotografias com parlamentares. Estavam também na lista de convidados senadores, deputados, governadores e ministros.

Temer fez um discurso em homenagem a Sarney, o qual sinalizou que deve deixar a vida pública. O vice-presidente destacou a importância do ex-presidente da República de 82 anos para a consolidação da democracia. Em resposta, Sarney teria dito que agora é Temer quem é importante. Foi uma referência à quase certa recondução de Temer à presidência do PMDB e ao seu fortalecimento para manter-se como vice na chapa de Dilma em 2014.