Título: Revisão aponta leve alta do PIB e decepciona analistas
Autor: Lamucci, Sergio
Fonte: Valor Econômico, 01/03/2013, Internacional, p. A13

Os Estados Unidos revisaram o desempenho de seu Produto Interno Bruto (PIB) no quarto trimestre, de uma queda de 0,1% originalmente anunciada para um aumento de 0,1%, informou ontem o Departamento do Comércio. O resultado positivo, porém, ficou abaixo da alta de 0,5% esperada por analistas.

A fraca expansão deveu-se principalmente à desaceleração no acúmulo de estoques e à forte queda nas despesas militares. O dinheiro empregado pelo governo federal nos gastos das Forças Armadas teve um declínio anualizado de 22% - o maior desde 1972, quando o país estava envolvido na Guerra do Vietnã. Segundo analistas, deve haver uma reação neste trimestre tanto dos estoques como dos gastos militares.

O crescimento de 0,1% do PIB iguala-se ao do primeiro trimestre de 2011, até então o mais fraco desde o início da atual recuperação econômica no país, no segundo semestre de 2009. De qualquer maneira, a economia americana segue crescendo há 14 trimestres consecutivos.

Os gastos do governo federal caíram 14,8% em termos anualizados no quarto trimestre de 2012, enquanto em todos os níveis de governo o recuo foi de 6,9%. Em todo o ano passado, o PIB avançou 2,2%, em larga medida em linha com o ritmo geral da recuperação.