Título: Coimex terá maior terminal do país em Santos
Autor: Rodrigues, José
Fonte: Valor Econômico, 10/05/2007, Empresas, p. B8

Projetado para ser o maior do gênero no país, o Terminal Portuário Embraport, na margem esquerda do porto, obteve, ontem, o alvará para construção. a licença foi concedida pela prefeitura de Santos, depois de vencida a etapa do licenciamento ambiental.

Com o novo documento, o grupo Coimex, que planejou o terminal, começará as obras da primeira etapa em outubro próximo. A previsão é que o projeto esteja concluído em 2010 e a meta é movimentar 460 mil contêineres e embarcar 2 milhões de metros cúbicos de etanol, por ano. Na segunda etapa, que demandará mais dois anos, a Embraport projeta operar cerca de 1,2 milhão de contêineres e exportar 5 milhões de metros cúbicos de etanol. Em 2006, o grupo Coimex embarcou 400 mil metro cúbicos de etanol. O investimento total do novo projeto é calculado em aproximadamente US$ 500 milhões.

"Nossa esperança é de que as limitações da dragagem no porto de Santos sejam equacionadas. Os armadores desenvolvem navios de grande porte que requerem profundidades compatíveis", afirma Orlando Machado Júnior, vice-presidente executivo do grupo Coimex. O porto de Santos tem o limite atual de 300 mil metros cúbicos mensais para o despejo do material dragado em alto mar, determinado pelas autoridades ambientais.

O projeto da Embraport prevê o aterro de uma área de 350 mil metros quadrados, em cujo local serão despejados materiais dragados e contaminados. A dragagem subseqüente, segundo informou a empresa, atingirá materiais livres de contaminação. Será de 800 mil metros quadrados a área total construída. De cais serão 1,1 mil metros lineares, o que permitirá a atracação de três a quatro embarcações.

A localização do terminal assumiu um papel estratégico. Ele ficará há dois quilômetros do sistema viário Anchieta-Imigrantes, fator que não implicará em impacto urbano. O município de Santos e o porto têm sofrido com a crescente movimentação de cargas. Ontem foi divulgado o balanço do primeiro trimestre e o porto paulista bateu novo recorde.

Nos investimentos projetados estão a aquisição de equipamentos de última geração, segundo Machado Júnior, da Coimex. Entre os equipamentos que serão adquiridos então 11 portêineres e 33 RTGs (guindastes sobre pneus, com longo alcance).

Junto à concessão do alvará de construção fornecido pelo município, foi assinado um termo de compromisso com a prefeitura de Santos que prevê a preservação e conservação de área de manguezal "como mitigação do impacto ambiental do Terminal Embraport", conforme parte do documento assinado.