Título: Participação de importados no consumo chega a 21,6%
Autor: Resende, Thiago
Fonte: Valor Econômico, 05/03/2013, Brasil, p. A2

A fatia de produtos industriais importados no consumo nacional avançou de 19,5% para 21,6% entre 2011 e o ano passado, de acordo com a pesquisa "Coeficientes de Abertura Comercial", divulgada ontem, em Brasília, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com esse resultado, o índice de penetração de importações atingiu o maior valor já registrado desde o início da série histórica, que começou em 1996.

O recorde na participação de bens importados no mercado brasileiro "evidencia a perda de competitividade dos produtos industriais nacionais frente aos importados", segundo avaliação feita pela CNI.

O coeficiente de insumos importados - que mede a parcela de matéria-prima estrangeira no total de insumos adquiridos pela indústria nacional - subiu de 21,3% para 23,2% entre 2011 e 2012, alcançando patamar também recorde em série histórica iniciada em 1997, de acordo com o levantamento.

Em relação à exportação, a pesquisa informou que uma maior fatia da produção industrial foi destinada ao mercado estrangeiro no ano passado, na comparação com 2011. O coeficiente de exportação subiu de 19,4% para 20,6% no período.

"A desvalorização cambial ocorrida no início do ano e as desonerações tributárias em vários setores da indústria de transformação deram suporte aos maiores ganhos com as receitas provenientes das exportações e auxiliaram no crescimento do índice", diz a pesquisa.

Esse indicador vem se recuperando desde 2009, ano de crise, mas permanece abaixo do recorde de 2004, quando o coeficiente de exportação foi de 22,9%.