Título: Varejo de SP supera marca de 1 milhão de empregados
Autor: Elias, Juliana
Fonte: Valor Econômico, 05/03/2013, Brasil, p. A2

O número de trabalhadores formais empregados no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo chegou em 2012 a 1,007 milhão de pessoas, segundo pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), feita com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. É a primeira vez que o setor ultrapassa a barreira do milhão de empregados na região desde 2008, quando a entidade começou a fazer esse tipo de análise.

Apesar do patamar recorde, o ritmo de crescimento vem diminuindo, diz Julia Ximenes, assessora econômica da entidade. Em janeiro do ano passado, a alta no número de trabalhadores em 12 meses era de 4,4%, desacelerando para os atuais 2,6% registrados em dezembro. "Trata-se de um processo de acomodação, por estarmos vindo de uma base alta em 2011", explica Julia. "Mas o comércio ainda absorve muito mais do que demite e a perspectiva é que ainda continue bastante positivo neste ano."

A receita do setor também cresceu, embora em ritmo mais baixo. Em 2012, o comércio varejista da região faturou R$ 164,5 bilhões, 5,5% mais que em 2011.