Título: Após o vestibular, o diploma
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2010, Política, p. 5
TRANSIÇÃO Dilma e Temer receberão documento que os declara, respectivamente, presidente e vice pelos próximos quatro anos
Está marcada para as 17h de hoje, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a solenidade de diplomação da presidente eleita, Dilma Rousseff, e de seu vice, Michel Temer. Eleita com mais de 55 milhões de votos, a petista receberá do TSE um diploma, no qual ela é declarada a presidente da República de 1º de janeiro de 2011 a 31 de dezembro de 2014.
A solenidade será prestigiada por 250 convidados, dos quais 100 poderão ficar em plenário. Os demais terão de assistir à diplomação no auditório, localizado no segundo andar do edifício sede do TSE. O Correio apurou que Dilma e Temer, juntos, solicitaram ao cerimonial do TSE 34 convites. Os convidados da lista pessoal de ambos terão cadeiras reservadas em plenário.
O número de profissionais da imprensa credenciados para a diplomação, porém, supera o total de convidados. De acordo com a assessoria de imprensa do TSE, 322 jornalistas pediram credencial para cobrir o evento, entre repórteres, fotógrafos e cinegrafistas.
A cerimônia deve durar cerca de uma hora e será aberta com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Depois de o presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, entregar os diplomas a Dilma e a Temer, a presidente eleita fará um breve discurso. Na sequência, Lewandowski lerá um pronunciamento e, então, encerrará a sessão. Os diplomados receberão os cumprimentos dos convidados em salão ao lado do plenário.
Logo depois da diplomação, Dilma seguirá para o Itamaraty, onde receberá uma homenagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O coquetel será prestigiado por autoridades e membros do governo, além de amigos e parentes da presidente eleita. Fontes do Palácio do Planalto informam que Lula não deve participar da solenidade de diplomação, mas ele é esperado no Itamaraty.
A diplomação de Dilma Rousseff e Michel Temer poderá ser acompanhada na TV pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que anunciou ontem a transmissão ao vivo da solenidade no TSE.
PERFIL DE DILMA FOI A NOTÍCIA MAIS LIDA A notícia mais lida do ano no site do jornal britânico The Independent foi um perfil de Dilma Rousseff publicado antes do primeiro turno das eleições. A informação foi divulgada ontem pelo periódico europeu. A reportagem, publicada em 26 de setembro, dizia que eram grandes as chances de a então presidenciável do PT ser eleita no primeiro turno e previa que a brasileira se tornaria a mulher mais poderosa do mundo. O prognóstico não se confirmou, mas Dilma acabou vencendo o rival, José Serra (PSDB), no segundo turno.