Título: Presidente evitará abordar temas polêmicos no encontro com o papa
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 09/05/2007, Brasil, p. A2

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o papa Bento XVI, que chega hoje ao Brasil, terão um encontro reservado de aproximadamente 50 minutos, amanhã, no Palácio do Bandeirantes, em São Paulo. No encontro, Lula deve expor sua preocupação com as questões sociais, mas deve deixar de fora temas polêmicos, como legalização do aborto e uso de preservativos como método anticonceptivo. "Tudo vai depender da dinâmica da conversa com o papa, mas não existe nenhuma disposição do presidente de abordar esses temas", confirmou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.

Segundo o porta-voz, a intenção de Lula "é trocar opiniões com o papa sobre temas como a desintegração da família e a situação da juventude". No programa Café com o Presidente, segunda-feira, Lula disse que gostaria de um maior engajamento da Igreja e do papa na difusão dos programas sociais brasileiros. "Para que ele, como a pessoa mais importante da Igreja Católica, possa ajudar a disseminar essas boas políticas públicas para o mundo, onde a Igreja Católica tem um papel importante", afirmou o presidente.

Após o encontro, que contará com a presença da primeira-dama, Marisa Letícia Silva, o papa receberá cumprimentos dos familiares do presidente Lula, do governador de São Paulo, José Serra, e de algumas autoridades. Em seguida, na própria sede do governo paulista, será lançado um selo comemorativo à visita de Bento XVI, com a presença de Serra e do ministro das Comunicações, Hélio Costa. Duas "peças filatélicas" serão carimbadas por Lula e entregues, respectivamente, ao papa e a Serra.

Bento XVI chega hoje ao Brasil para uma visita, segundo o porta-voz, "pastoral, sem caráter de visita de Estado ou de governo". Devido a isso, não será assinada nenhuma carta ou protocolo de intenções, nem será feita qualquer tratativa de acordos no sentido de, por exemplo, reforçar o ensino religioso nas escolas.