Título: Dilma populariza discurso na Paraíba
Autor: Camarotto, Murillo
Fonte: Valor Econômico, 05/03/2013, Política, p. A11

Envolvida em uma campanha eleitoral antecipada, a presidente da República, Dilma Rousseff, disse ontem que seu governo respeita os políticos de partidos adversários, apesar das paixões eleitorais. "Podemos fazer o diabo na hora da eleição, mas, no exercício do mandato, temos que nos respeitar, pois fomos eleitos pelo voto direto", disse Dilma, durante cerimônia de entrega de um conjunto habitacional em João Pessoa.

A presidente tentou adotar um discurso descontraído, mencionando, inclusive, a "cervejinha" que os beneficiados poderão desfrutar nas novas casas.

Com PT e PSB em rota de colisão, a presidente ressaltou a parceria com o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), partidário do pernambucano Eduardo Campos (PSB), que trabalha para ser candidato ao Planalto em 2014.

Dilma voltou a falar sobre a erradicação da pobreza extrema no país. De acordo com ela, o Brasil eliminou a "pobreza visível", ou seja, as pessoas miseráveis cadastradas nos arquivos do governo.

Ela pediu, no entanto, que os prefeitos ajudem o governo federal a identificar quem não está cadastrado. A presidente também mencionou a importância da capacitação profissional dos jovens recém-saídos da miséria.

A presidente ressaltou alguns dos feitos de seu governo na área econômica, numa referência indireta ao discreto crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2012.

"Reduzimos o desemprego e demos uma correção correta para o salário mínimo. Quando há espirro lá fora, Brasil não pega pneumonia", afirmou a presidente.

Antes de Dilma, o governador da Paraíba solicitou apoio federal para investimentos na expansão do porto de Cabedelo, na capital. Ele disse apoiar as medidas anunciadas pelo governo na área.

Na entrega de casas na Paraíba, a presidente disse que o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida será ampliado até que todos os brasileiros tenham "moradia digna".

Após o discurso, a presidente seguiu para o município de Itatuba, no interior paraibano, onde visitou obras da primeira etapa do Sistema Adutor das Vertentes Litorâneas da Paraíba e garantiu que as obras de Integração da Bacia do Rio São Francisco serão entregues até 2015.

"Nós sabemos que o Rio São Francisco é a fonte de água que resolverá o problema aqui dessa região do semi-árido. E a Paraíba, sem dúvida, é um dos maiores beneficiários da interligação da Bacia de são Francisco. Não só eu assumo o compromisso de que nós iremos, até 2014, entregar uma parte dessa interligação, como de que ela estará concluída até 2015", declarou Dilma, em um discurso em tom eleitoreiro.