Título: Haddad ameniza críticas para manter PSD
Autor: Di Cunto, Raphael
Fonte: Valor Econômico, 06/03/2013, Política, p. A7

Depois de o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab (PSD) decidir reagir às críticas do sucessor, Fernando Haddad (PT), o petista tentou ontem atenuar o princípio de crise com elogios ao ex-prefeito, que "pensou com grandeza" ao lançar a candidatura da cidade a Expo 2020, maior feira de negócios do mundo.

"Tem um testemunho que quero dar. Acho importante a ousadia de São Paulo, que fez muito bem em apresentar essa candidatura. E essa ousadia se deve ao ex-prefeito Gilberto Kassab", afirmou Haddad, em evento para reforçar as chances da cidade na disputa ao demonstrar o apoio de empresários, sindicatos e representantes dos governos estadual e federal.

O prefeito disse que a candidatura é um aprendizado, e que, mesmo se perder a disputa para sediar a feira, a cidade terá "pensado com grandeza". "Os preparativos para a construção de um pavilhão de exposições e um centro de convenções na região norte de São Paulo foram colocados em nosso horizonte de uma vez por todas", afirmou Haddad.

O discurso contrasta com o da campanha, quando Haddad, candidato da oposição, acusava a administração Kassab de não ter grandes projetos e pensar pequeno. Passada a eleição, Kassab aproveitou a derrota de seu candidato para aderir ao governo Haddad - e levar junto o grupo de 15 vereadores que continuam alinhados ao ex-prefeito.

O período de paz, porém, teve vida curta. Após críticas dos secretários municipais a projetos de sua administração, Kassab disse que é uma "infantilidade" atribuir os problemas à gestão anterior e mobilizou seus ex-secretários para responder aos ataques.

A mobilização também envolve os vereadores ligados ao ex-prefeito, que podem ameaçar a governabilidade do prefeito na Câmara- o PSD tem a terceira maior bancada, com oito parlamentares, e Kassab ainda mantém contato com um grupo de vereadores de outros partidos que ajudou na eleição.

Ontem, o vice-presidente da Câmara, Marco Aurélio Cunha (PSD), foi à tribuna cobrar respeito. "Gostaria muito, em primeiro lugar, que esse governo que começa fosse respeitoso com aquilo que o governo Kassab fez", afirmou. "Todos os governos merecem críticas, mas não a destruição de seu legado com informações falsas", completou.

Haddad, que no fim de semana procurou minimizar a crise em telefonema para Kassab, disse ontem que a os elogios à candidatura da Expo 2020 já eram feitos na época da campanha eleitoral. "Sempre falei que Pirituba tinha um projeto que considerava importante para o desenvolvimento da região."