Título: Indústrias aderem à energia solar
Autor: Mattos, Adriana
Fonte: Valor Econômico, 09/05/2007, Caderno Especial, p. F1

A utilização da energia solar, que há poucos anos era considerada inacessível para a grande maioria da população, está se popularizando. Em Birigui, interior paulista, por exemplo, os 115 novos moradores de um conjunto habitacional deverão contar, em breve, com coletores solares que aquecem a água utilizada pelas residências. "Esse empreendimento é a prova da viabilidade técnica, da funcionalidade e dos benefícios que a energia solar pode proporcionar, independentemente da renda dos usuários", disse Edson Pereira, vice-presidente da Transsen, fabricante dos equipamentos.

Segundo Pereira, com a utilização do aquecedor solar de água, os moradores do condomínio contarão com uma economia de 60% em suas contas de luz. "O chuveiro elétrico é considerado o grande vilão no consumo residencial de energia", explica Pereira. "Com a água aquecida pelo aquecedor solar, deixa-se de utilizar o chuveiro".

O conjunto habitacional de Birigui é o primeiro do país a contar com aquecedores solares. Segundo o vice-presidente da Transsen, o uso da energia solar para o aquecimento de água tem se disseminado mais fortemente que a utilização de equipamentos fotovoltaicos - que geram energia elétrica a partir da energia solar.

Pereira explica ainda que o aquecimento solar de água, que tem nas residências o seu cliente tradicional, começa a ser utilizado também pelas indústrias. De acordo com ele, uma fábrica de meias de Birigui e um fabricante de baterias de Bauru, também no interior paulista, já estão utilizando a tecnologia para pré-aquecimento de água.

"O aquecedor solar pode elevar a temperatura da água de 20 a 25 graus, que é o nível normal, para até 60 graus. Mesmo que não atinja o nível desejado pela empresa para o uso em seus processos, proporciona uma redução do consumo de eletricidade ou de gás ou outro energético para o aquecimento da água", explica Pereira. A economia de energia nesses processos específicos chega a 70%.

A Transsen, que já tem 20 anos de atuação, registrou no período entre 2002 e 2005 um crescimento de 200% em suas vendas. Segundo a Transsen, o segmento de equipamentos solares movimenta atualmente R$ 200 milhões por ano. (C.B.)