Título: Rui Falcão chama presidente da CDH de fundamentalista
Autor: Lima, Vandson; Di Cunto, Raphael
Fonte: Valor Econômico, 12/03/2013, Política, p. A5

O presidente nacional do PT, deputado estadual Rui Falcão (SP), afirmou ontem que o PSC, partido da base do governo da presidente Dilma Rousseff, fez uma "péssima escolha" ao indicar o pastor evangélico Marco Feliciano (PSC-SP) para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. "Não esperávamos que o PSC fosse indicar um fundamentalista", afirmou Falcão.

O ex-ministro dos Direitos Humanos Paulo Vannuchi (PT), atualmente diretor do instituto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também criticou a escolha. "Foi um erro lamentável", disse o petista, que sugeriu aos movimentos sociais continuar as manifestações para fazer o PSC renegociar a indicação.

Feliciano, que foi eleito na quinta-feira para presidir a comissão, é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por crime de discriminação por suposta homofobia. Em um desses comentários, escreveu no Twitter que "a podridão dos sentimentos dos homoafetivos leva ao ódio, ao crime e à rejeição". Também fez comentários racistas, dizendo que os africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé".

As declarações geraram protestos de movimentos sociais contra a escolha do pastor. Feliciano foi cercado por manifestantes no domingo, ao sair de um culto em Franca (SP). Ontem, deputados anunciaram a tentativa de formar frente parlamentar para discutir o tema.

Em nota divulgada em seu site, Feliciano disse que, "tendo em vista os tumultos realizados por ativistas gays", que teriam feito "ameaças de violência e depedração" do carro onde estava, deixará de publicar sua agenda.

Falcão disse esperar que as manifestações convençam o PSC a oferecer outro nome. "Está havendo muito protesto da sociedade, não somente do PT. Espero que o Congresso possa reconsiderar e convencer o PSC a fazer outra escolha", afirmou o petista, que participou do lançamento do livro "Um salto para o futuro", de Luiz Dulci, ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência no governo Lula.

Também presente ao evento, o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu (PT), que foi condenado pelo STF por ser o mandante do mensalão, foi abordado pelos humoristas do programa Pânico na Band, da rede de TV Bandeirantes, Questionado se estava com medo de algo, Dirceu respondeu: "Medo de o Corinthians perder a [Copa] Libertadores". Os humoristas insistiram e perguntaram se não temia perder "o campeonato do STF". "Eu não perco. Sou vitorioso", devolveu o ex-ministro.