Título: Bloco ganha alto representante geral
Autor: Sabadini, Tatiana
Fonte: Correio Braziliense, 17/12/2010, Mundo, p. 21

MERCOSUL

O Mercosul terá um alto representante geral para fazer articulações políticas e personificar o desejo de uma integração regional. A proposta de criação do cargo, feita pelo Brasil, foi aceita ontem durante a 40ª Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC), em Foz de Iguaçu. A medida ainda precisa ser aprovada nos congressos dos países-membros. Não ficou decidido como será feita a escolha do representante. No entanto, boatos dão conta de que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, pode ocupar o posto. Sem a companhia de Dilma Rousseff, que cancelou a presença na última hora, ele recebe hoje os chefes de Estado do grupo para assinar acordos em clima de despedida e passa a Presidência do bloco para o Paraguai.

De acordo com o Itamaraty, o alto representante deve ter ¿personalidade de destaque¿ e ¿formulação de propostas e representação das posições comuns do bloco¿. O mandato será de três anos, renovável por igual período. Depois de sair da reunião com os colegas de Argentina, Uruguai e Paraguai, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, fez questão de afirmar que nem ele nem o presidente Lula são candidatos ao cargo. O chanceler explicou que o representante será uma espécie de porta-voz do grupo. ¿É para o Mercosul ter uma cara para se apresentar. (Ele) é quem vai falar em nome do Mercosul, por exemplo, nas consultas políticas com a Turquia e a Rússia¿, disse Amorim.

Além da criação do cargo de alto representante, outras medidas também foram aprovadas ontem pelos chanceleres do bloco. Foi aceita a criação de uma placa unificada para veículos de países-membros do Mercosul. A medida deve começar a ser implementada em 2016 em caminhões e ônibus e, em 2018, nas demais categorias. O Estatuto da Cidadania, que criou diversos direitos, como a dispensa do passaporte, foi fortalecido. Até 2021, carteiras de identidade serão padronizadas, os estudos e títulos universitários passarão por um processo de equivalência, estudantes da região ganharão bolsas e os serviços de telecomunicações sofrerão uma ¿aproximação¿, com o objetivo de baratear as tarifas de telefone e de celular dentro do Mercosul.

Acordos Negociações com outros países marcaram a reunião dos ministros. De acordo com Amorim, o bloco está mais aberto e precisa se integrar com outras regiões. Foram assinados acordos com Austrália, Palestina, Síria e Turquia. Os membros do bloco firmaram um pacto de diálogo com Cuba, para que o país possa ter mais ligações com o grupo. ¿É muito importante a aproximação de Cuba. É, basicamente, um acordo de consultas políticas e para ampliar a aproximação econômica. É um processo para que (Cuba) seja um Estado associado ao Mercosul, lhe permitindo ter uma participação maior em reuniões do bloco¿, afirmou Amorim.