Título: Após cem dias de governo, Peña Nieto gera onda de otimismo
Autor: Thomson, Adam
Fonte: Valor Econômico, 12/03/2013, Internacional, p. A15

Se todo governo tem um momento que o define, o da nova administração do México pode ter ocorrido neste mês, quando autoridades prenderam a presidente do sindicato dos professores.

Por décadas, Elba Esther Gordillo usou o poder que tinha nas mangas - inevitavelmente costuradas por um grande atelier de moda europeu. Agora, ela enfrenta acusações de fraude, depois que investigadores do Ministério das Finanças descobriram que ela teria pago uma cirurgia plástica e artigos de luxo com dinheiro público.

Até as providências tomadas contra pela administração centrista do presidente Enrique Peña Nieto, muitas pessoas a consideravam um símbolo intocável do poder dos sindicatos e uma barreira às reformas. "Foi uma medida corajosa e poderosa", diz Carlos Elizondo, um professor da Cide, uma instituição de ensino superior da Cidade do México. "E dá a Peña Nieto um poder de liderança enorme."

Ao completar cem dias no cargo, Peña Nieto, o ex-governador de 46 anos, certamente pode estar refletindo sobre o que a maioria dos especialistas descreve como o começo de governo presidencial mais dinâmico já visto no país. "Os últimos cem dias foram transformadores", diz Juan Pardinas, diretor-geral do centro de estudos Instituto Mexicano de Competitividade (Imco). "De repente, é muito emocionante estar no México."

A expressão "transformador" surge graças às reformas que Peña Nieto e seu Partido Revolucionário Institucional (PRI) já conseguiram aprovar num Congresso que durante anos se mostrou refratário.

Primeiro, antes mesmo de assumir a Presidência, em 1º de dezembro, houve a reforma das leis do trabalho, que segundo economistas deverá injetar dinamismo na economia. Depois, foi aprovada uma lei que força a transparência no sempre obscuro mundo das finanças estaduais e municipais.

Mais recentemente, Peña Nieto conseguiu a aprovação de uma reforma do ensino que devolve ao governo federal poderes que haviam sido acumulados por Elba Gordillo e seu sindicato. Conforme disse Peña Nieto na ocasião, "essa reforma institucional deixa clara a autoridade do Estado sobre a política nacional de ensino".

As vitórias legislativas aumentaram as esperanças, especialmente entre os investidores internacionais, de que Peña Nieto possa transformar a segunda maior economia da América Latina em um dos mercados emergentes mais promissores do mundo.

A agenda prevista inclui uma importante reforma para reforçar as baixas receitas fiscais do governo, e uma reforma na energia que poderá criar grandes oportunidades de investimentos para o setor privado no setor de petróleo e gás, controlado pelo Estado.

Ontem, o governo anunciou o envio ao Congresso de um projeto de lei que poderá sacudir os setores de telecomunicações e televisão. A ideia, criar mais competição nas duas áreas, poderá ter consequências significativas para algumas das maiores figuras corporativas do México, como Carlos Slim, o homem mais rico do mundo.

Analistas afirmam que grande parte desse sucesso inicial tem sido possível porque, ao contrário dos presidentes anteriores do PRI, Peña Nieto não está tendo que passar os preciosos primeiros meses de governo tentando arrumar a bagunça deixada por antecessores.

Graças à condução prudente das finanças públicas, que os dois governos anteriores de centro-direita do Partido da Ação Nacional (PAN) ajudaram a transformar em marca registrada, Peña Nieto vem se concentrando no futuro.

Mas comentaristas também afirmam que parte do sucesso de Peña Nieto se deve à sua perspicácia política. Menos de 24 horas após vestir a faixa presidencial, ele conseguiu convencer as presidências de todos os principais partidos políticos a assinarem o "Pacto pelo México", um documento que delineia 95 promessas de reformas.

No fim de semana retrasado, suas habilidades políticas foram exibidas novamente, quando ele conseguiu fazer a assembleia nacional do PRI mudar estatutos internos que impediam membros do partido de votar na questão do imposto sobre valor agregado e na modernização do setor de energia.

No processo, os delegados do PRI nomearam Peña Nieto presidente da comissão permanente de política do partido - o que coloca o presidente no centro do principal órgão de tomada de decisões do partido. "Peña Nieto provou sua habilidade e disciplina políticas", diz Elizondo. "Ele agora terá uma grande influência no partido."

Há ainda há muitos desafios pela frente, principalmente a redução da violência decorrente dos conflitos entre os cartéis de traficantes de drogas. Mas por enquanto, e com a esperança de mais reformas econômicas pela frente, o começo de governo de Peña Nieto desencadeou um clima de otimismo incomum para o México.