Título: Proximidade do Turismo com o Congresso ajuda planos de Marta
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 23/03/2007, Política, p. A9

A ex-prefeita Marta Suplicy (PT-SP) assume hoje o Ministério do Turismo, com planos de disputar a prefeitura paulistana em 2008 ou a sucessão de Lula em 2010. Depois de tentar a indicação para os ministérios da Educação e Cidades, Marta contentou-se com o Turismo. A Pasta tem pouca visibilidade política, mas uma relação próxima com o Congresso - no ano passado, liberou R$ 400 milhões em emendas individuais, moeda política suficiente para cacifar futuros projetos eleitorais.

Aliados da ministra confirmam que ela vai se dedicar com afinco à nova função, para ter o que apresentar daqui a um ano - prazo marcado para a desincompatibilização dos interessados em disputar as eleições municipais. Ela mesmo deixou isso claro na entrevista pouco após a indicação, na última segunda. "Deixa eu chegar, gente, assumir a Pasta. O que posso dizer é que sou fazedora". A partir de seu desempenho, Marta decidirá se concorre em 2008 ou tentará algo mais ambicioso daqui a quatro anos - governador de São Paulo ou Presidência da República.

Na conversa que teve com Lula, na segunda-feira, o futuro de Marta não foi discutido. O presidente, que sempre disse a aliados preferir ministros dispostos a permanecer até o fim do governo, não esboçou qualquer pressão sobre a situação específica de Marta. Chegou a dizer que ela estaria livre para decidir a questão.

Petistas integrantes do grupo martista confirmam que a intenção é fazer uma administração de ponta, o que daria condições a ela de conversar com desenvoltura com Lula daqui a um ano. "Ela não quer ser mais uma no Ministério. Está disposta a estabelecer um diferencial", afirmou um parlamentar próximo a Marta.

Aliado fiel da ex-prefeita, o deputado Jilmar Tatto (PT-SP) chega a estabelecer uma comparação entre o Turismo e a Cultura, duas Pastas de pouco prestígio político. Tatto lembra que a indicação de Gilberto Gil deu uma visibilidade à Cultura sem precedentes e acredita que Marta tem condições de obter o mesmo sucesso: "Não tenho dúvidas de que a Marta será, no segundo mandato, o mesmo que o Gil foi no primeiro. Ela vai imprimir um 'singulismo' (singularidade) à administração do Turismo".

A ex-prefeita vem embalada pelo poder obtido depois de ajudar, de maneira decisiva, a reeleição do presidente Lula. Ela conseguiu diminuir consideravelmente a desvantagem do petista em relação ao tucano Geraldo Alckmin, no primeiro turno das eleições de 2006. Desde então, Lula deixou claro que pretendia contar com Marta na Esplanada, mas não havia decidido em qual Pasta. As preferências dela recaíam sobre Educação e, principalmente, Cidades.

Mas Fernando Haddad e Márcio Fortes foram mantidos nos respectivos ministérios. Sobrou Turismo, vago depois do deslocamento de Walfrido dos Mares Guias para a articulação política. O futuro, por enquanto, está indefinido. "O que eu tenho medo é que ela goste de ser ministra. Não temos nomes fortes para concorrer à prefeitura em 2008", disse Tatto.