Título: Recuperação reaviva setor financeiro
Autor: Rocha, Janes e Vieira, Catherine
Fonte: Valor Econômico, 16/03/2007, Finanças, p. C5

A recuperação do sistema financeiro argentino, consolidada no ano passado com um crescimento de 40% dos empréstimos e depósitos, é o pano de fundo para uma intensa movimentação dos bancos locais. Há uma lista de empresas, nacionais e estrangeiras, com pedidos no Banco Central para registro de instituição financeira com atuação local. Segundo a imprensa local, o BC analisa o pedido do mexicano Banco Azteca para entrar no país. O objetivo seria atuar no crédito ao consumo junto à principal empresa do grupo controlador, a rede de eletrodomésticos Elektra. Além disso, três cooperativas agrícolas com forte penetração no interior do país estão com pedidos para abrir novos bancos ; e a financeira Masventas, que atua na província de Salta, pede autorização para se transformar em banco.

Entre os estrangeiros, além do Azteca, alguns negócios que já estavam em andamento receberam autorização recentemente e vão acrescentar novas marcas ao mercado bancário argentino. É o caso do sulafricano Standard Bank que há dois anos comprou do Bank of America a marca do BankBoston no país.

A autorização saiu no fim de 2006 e o Standard já começou a substituir a bandeira do banco americano pela sua na cidade de Buenos Aires.

Já o britânico HSBC, que comprou os ativos da Banca Nazionale del Lavoro (BNL, que saiu da Argentina na crise de 2002), agora está assumindo 91 agências do BNL no país. O próprio HSBC falou em deixar a Argentina na crise de 2002, mas não concretizou a ameaça. (JR)