Título: Depoimento de Valério é enviado ao MP do DF
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 14/03/2013, Política, p. A13

A Procuradoria da República em Minas Gerais enviou para análise do Ministério Público Federal no Distrito Federal o depoimento do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza em que ele cita suposto envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mensalão.

A análise do depoimento de Valério estava a cargo do procurador Leonardo Augusto Santos Melo desde fevereiro. A reportagem apurou que, no entendimento de Melo, o depoimento nada acrescentou às investigações que existem em Minas sobre o caso e às ações em tramitação na Justiça Federal no Estado.

Por esse motivo, a Procuradoria em Minas remeteu o depoimento para a regional do Ministério Público no Distrito Federal por entender que é onde teriam ocorrido os fatos narrados por Valério.

Em 24 de setembro, em meio ao julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o empresário prestou depoimento à Procuradoria dizendo que Lula sabia da existência do esquema e que recursos do mensalão teriam custeado despesas pessoais do petista em 2003, quando já ocupava a Presidência. Valério foi condenado a 40 anos de prisão na ação principal do mensalão, julgada pelo STF.

Paralelamente a essa apuração do depoimento de Valério com fatos que são investigados em Minas, a Procuradoria já vinha investigando, a pedido do STF, pagamentos feitos por Valério que ficaram de fora da ação principal do mensalão. Um inquérito policial foi aberto na Polícia Federal com essa finalidade.

Agora, a Procuradoria solicitou à PF que faça rastreamentos dos pagamentos feitos por Valério. Em princípio, esses pagamentos não têm relação com as informações prestadas pelo empresário que comprometeriam o ex-presidente Lula.

Existem em Minas ao menos seis ações decorrentes de desmembramentos do mensalão. Valério já foi condenado em duas delas.