Título: Fusões e aquisições vão crescer no setor sucroalcooleiro
Autor: Scaramuzzo, Mônica
Fonte: Valor Econômico, 16/03/2007, Agronegócios, p. B15

Fortemente aquecido por conta da febre do etanol, o movimento de fusões e operações na área de açúcar e álcool deverá crescer neste ano, segundo André Castello Branco, sócio da consultoria KPMG.

No ano passado, o número de transações no setor somou nove negócios, uma participação ainda muito pequena, se considerada o total de operações no país (473). "Neste ano, o volume de transações não dobrará, mas será bem maior que a de 2006."

Castello Branco afirmou que a entrada de investidores estrangeiros e fundos de investimentos deverão dar novo impulso aos negócios envolvendo as usinas.

Segundo Castello Branco, as transações de fusão e aquisição no setor sucroalcooleiro ainda são poucas, uma vez que o processo de decisão das empresas familiares (boa parte das usinas) é mais lento, pois envolve muitos acionistas e há disputas internas. Outro fator é que muitos vendedores querem permanecer no controle do negócio e os compradores, em sua grande maioria, querem ser majoritários.

Extremamente pulverizado, o setor sucraolcooleiro está passando por um processo de concentração nos últimos anos. Os 16 principais grupos de açúcar e álcool do Brasil processam juntos cerca de 138 milhões de toneladas de cana. O país todo processa 420 milhões de toneladas.

Neste ano, as companhias Vale do Rosário e Santa Elisa, ambas de São Paulo, devem realizar fusão de seus negócios, tornando-se a segunda maior empresa de cana do país. Se concretizada, será a maior operação de fusão envolvendo empresas do setor. (MS)