Título: Estrutura da Jornada da Juventude no Rio terá que passar por reorganização
Autor: Meichtry, Stacy; Luhnow, David; Parks, Ken
Fonte: Valor Econômico, 14/03/2013, Internacional, p. A15

Preocupado com a possibilidade de o Rio de Janeiro receber um grande número de argentinos em julho, durante a 27ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), devido a nacionalidade do novo Papa, o Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, se reunirá com as autoridades da Prefeitura e do Estado visando reorganizar a infraestrutura da cidade durante o evento. "Temos restrições de locomoção que é o número de ônibus e aviões disponíveis. Com isso não esperamos um volume tão maior assim. A única forma de aumentar a entrada é por veículos próprios", explica Dom Orani. Apesar desta possibilidade, Dom Orani afirmou também que nada muda na organização interna da JMJ já que o número previsto de peregrinos, 2,5 milhões, é o máximo suportado.

A Jornada será o primeiro grande evento público do papa Francisco. Ela será realizada entre os dias 23 e 28 de julho no Rio. O evento foi criado pelo papa João Paulo II em 1985. Atualmente está prevista que Francisco participe de três cerimônias. Na sexta-feira, dia 26, ele realiza sua primeira missa na Praia de Copacabana, junto com a representação da Via Sacra. No sábado, 27, inicia uma vigília com os jovens numa fazenda em Guaratiba, na Zona Oeste. E, no domingo, 28, na mesma área, a missa campal. Dom Orani explicou que este eram os eventos previstos para Bento XVI, planejados em função da idade avançada do papa emérito, 85 anos. É possível que Francisco tenha uma agenda mais intensa. O Arcebispo vai ao Vaticano nos próximos dias para propor mudanças.

Em 2011, em Madri, a jornada teve mais de cem patrocinadores, entre eles o banco Santander, a Coca-Cola, a Telefónica, a Ford e o El Corte Inglés. Por lá estiveram fiéis de 193 países. Dos 2 milhões de católicos participantes, 130 mil permaneceram na cidade depois do evento. A média de estadia por pessoa foi de seis dias, com um gasto diário de 52 euros. A estimativa é que a Jornada tenha gerado 354,6 milhões de euros para a economia madrilenha. Além disso, 89,6% dos estrangeiros declararam ter intenção de voltar à cidade.

A Jornada do Rio tem um orçamento de R$ 430 milhões, dos quais R$ 300 milhões devem vir das inscrições. Os R$ 130 milhões restantes serão pagos por patrocinadores, que podem pagar ou prestar serviços. O Santander, por exemplo, montou o sistema de inscrição. O Itaú e Bradesco são patrocinadores.