Título: Dilma congratula novo pontífice e povo argentino
Autor: Meichtry, Stacy; Luhnow, David; Parks, Ken
Fonte: Valor Econômico, 14/03/2013, Internacional, p. A15

A presidente Dilma Rousseff manifestou-se ontem por meio de nota à imprensa sobre a escolha do novo líder da Igreja Católica estendendo cumprimentos ao papa Francisco e ao povo argentino. Dilma também destacou que o Brasil acompanhou "com atenção" a escolha do novo papa.

A presidente lembrou a expectativa da vinda do novo pontífice ao Brasil em julho, em razão da Jornada Mundial da Juventude.

"Em nome do povo brasileiro, congratulo o novo papa Francisco I e cumprimento a Igreja Católica e o povo argentino", disse a presidente na nota.

O ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse ontem, que o governo brasileiro valoriza o "fato histórico" de o Vaticano ter eleito o primeiro papa latino-americano. E afirmou que o Planalto espera "manter o padrão extraordinário das relações" que tem com a Igreja Católica.

"O que nós esperamos é poder continuar sempre com essa parceria, com essa convergência na luta pela justiça e pelos direitos da população", disse.

Carvalho não quis se pronunciar sobre o fato de o agora Papa Francisco I ser conhecido por posições conservadores. Durante a tramitação no Congresso argentino do projeto de lei que permitiu o casamento homossexual no país, em 2010, Bergoglio se manifestou contrário à proposta e bateu de frente com a presidente Cristina Kirchner. O cardeal também já se manifestou publicamente contra a adoção de crianças por homossexuais e o uso de métodos contraceptivos.

"Eu não vou entrar nessas questões. São posições que a igreja tem sustentado e que nós, naturalmente, respeitamos", afirmou. "As posições morais que eventualmente uma ou outra igreja tenha, nós temos que respeitar."