Título: PMDB define espaço na Esplanada
Autor: Peres, Bruno
Fonte: Valor Econômico, 15/03/2013, Política, p. A7

A presidente Dilma Rousseff pode definir hoje a parte que caberá ao PMDB nas mudanças que serão feitas no primeiro escalão do governo, informou uma fonte do Palácio do Planalto ao Valor PRO, serviço em tempo real do Valor.

Essa primeira definição ocorrerá somente após novo encontro - ainda não agendado - entre Dilma e Temer, que têm mantido uma série de reuniões para tratar da participação do PMDB nas mudanças a serem feitas.

No domingo, Dilma embarca para a Itália, onde acompanhará na terça-feira a missa de inauguração do pontificado do papa Francisco - o que poderia levar a uma definição sobre mudanças na equipe do governo ainda hoje.

Embora a presidente tenha optado por deixar os holofotes voltados nesta semana para anúncios de programas do governo, eventual definição também acabaria com especulações que tem incomodado o Palácio do Planalto.

O vice-presidente Michel Temer, por exemplo, tratou de telefonar na noite de quarta-feira para o ministro do Turismo, Gastão Vieira (PMDB), para tranquilizá-lo e assegurar que seu nome não consta nas possibilidades de trocas na Esplanada dos Ministérios, como se chegou a noticiar na imprensa.

O cenário proposto pelo PMDB - considerado mais provável de aceitação da presidente - prevê a ida do ministro Moreira Franco, da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), para a Secretaria de Aviação Civil (SAC), atualmente ocupada pelo técnico Wagner Bittencourt. As duas secretarias tem status de ministério.

A SAE, por sua vez, seria ocupada pelo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, que seria substituído pelo deputado Antônio Andrade (PMDB-MG), presidente do partido em Minas Gerais.

Mendes Ribeiro, que resistia a deixar a Agricultura, esteve reunido com Temer e correligionários. Mendes teria demonstrado a interlocutores ter aceitado a troca, ciente de que a preocupação da presidente Dilma com seu estado de saúde seria a justificativa para a migração de uma Pasta para a outra - o ministro, em tratamento médico, seria menos demandado na secretaria.