Título: PSDB obstrui audiência sobre desastre no metrô de SP
Autor: Jayme, Thiago Vitale
Fonte: Valor Econômico, 15/03/2007, Política, p. A15

Na manhã de ontem, o PSDB brigou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara para instalar a CPI do Apagão Aéreo, mas à tarde, os tucanos usaram de todos os artifícios para obstruir, na Comissão de Direitos Humanos na Câmara, a realização de uma audiência pública para investigar o desmoronamento na obra do metrô em São Paulo. Num procedimento raro, senão inédito, o deputado João Almeida (PSDB-BA), logo no início da reunião, pediu a verificação de quórum no momento da votação da dispensa da leitura da ata da sessão anterior. É de praxe que, mesmo com apenas um deputado presente, seja dispensada a leitura da ata da reunião anterior.

Com apoio do PFL, o PSDB acabou conseguindo seu intento e não permitiu que o requerimento de autoria do deputado Ivan Valente (P-SOL-SP) para oficializar a audiência fosse votado. Almeida usou de todos os expedientes, como pedido de releitura de requerimentos, entre outros. O comportamento do PSDB e do PFL irritou o P-SOL, que também faz oposição ao governo Lula. Ivan Valente classificou de incoerente o comportamento dos dois partidos, que de manhã pediram a criação de uma CPI e à tarde impediram a realização de audiência com objetivo semelhante. "É uma intervenção que beira a hipocrisia", afirmou.

No fim da reunião, João Almeida admitiu que seu propósito era atrapalhar a votação: "Vamos obstruir todo trabalho legislativo porque estão obstruindo a instalação da CPI".

Esse foi mais um capítulo da disputa vivida ontem no Congresso por causa da CPI do Apagão Aéreo. PFL, PSDB e PPS mantiveram a disposição de obstruir os trabalhos da Câmara. Nenhuma comissão temática da Casa conseguiu aprovar projetos. O plenário ficou horas e horas analisando requerimentos e questões de ordem apresentados pela oposição. Na CCJ, a sessão durou seis horas e nada foi votado.

"A oposição está consciente de que está cumprindo o seu papel em defesa do direito das minorias de criar comissões de inquérito", disse o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), depois da reunião. O movimento dos três partidos oposicionistas visa conseguir a instalação da CPI do Apagão Aéreo. O requerimento para criar a comissão, de autoria dos deputados Otávio Leite (PSDB-RJ) e Vanderlei Macris (PSDB-SP), foi aceito pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, na semana passada.

O governo brecou a instalação da comissão e conseguiu requerer à CCJ um pronunciamento sobre a CPI que, alega, não tem fato determinado. A manobra do Palácio do Planalto irritou a oposição. PFL, PSDB e PPS estão obstruindo todos os trabalhos da Câmara até que o governo se manifeste a favor da CPI. No plenário da Câmara, a batalha prosseguiu. Durante as primeiras três horas da Ordem do Dia, nada foi votado. Depois, o plenário derrubou dois requerimentos, discutidos por 2h47.

O vice-líder do governo na Câmara, Beto Albuquerque (PT-RS), acusou a oposição de fazer "oposição ao país e aos interesses da população". ACM Neto retrucou. "Se há uma obstrução, é por culpa do governo, que manobrou para ser instalada a CPI", respondeu o pefelista.(Com agências noticiosas)