Título: Brasileiro ficou, em média, 18 horas sem luz em 2012
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 18/03/2013, Brasil, p. A3

Os brasileiros ficaram, em média, mais de 18 horas sem energia elétrica em 2012, número quase três horas acima do que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabelece como limite por ano. Além de ter ficado mais tempo no escuro, o consumidor ficou, também, um maior número de vezes sem luz: 13,18 vezes, em média, quando o permitido são 11,10 vezes.

Os dados são usados pela agência para programar as suas fiscalizações, mas não geram multas. Existem, no entanto, indicadores criados pela Aneel que fazem com que a má prestação do serviço resulte em descontos na conta de luz do consumidor. A compensação é calculada a partir de três índices, que relacionam frequência e duração da falta de luz por unidade consumidora em períodos mensais, trimestrais e anuais.

No ano passado, os descontos totalizaram R$ 437,8 milhões, valor 10% superior ao do ano anterior. De acordo com a assessoria da Aneel, foram pagas 98,7 milhões de compensações pelo descumprimento dos indicadores individuais. Em 2011, os consumidores brasileiros receberam R$ 397,2 milhões em compensações.