Título: Passageiros começam via crucis
Autor: Aguiar,Caroline
Fonte: Correio Braziliense, 19/12/2010, Economia, p. 21

A menos de uma semana do Natal, aumentam os transtornos nos aeroportos brasileiros. Em Guarulhos (SP), mais de 42% dos voos previstos até as 15h de ontem tiveram atraso superior a meia hora

No último fim de semana antes do Natal, o movimento dos aeroportos está crescendo de forma exponencial. O aumento do número de passageiros vem acompanhado de atrasos, cancelamentos de voos e ocorrências de overbooking. As lembranças do caos aéreo de 2008 e as más previsões para este ano fazem com que os passageiros fiquem temerosos de perder as festas de fim de ano, amargando longas esperas nos pátios dos aeroportos. Até a tarde de ontem, o índice de atrasos era de 20,9% em todo o país. Segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), em dezembro, o número de passageiros embarcados é 11% maior do que nos outros meses.

Ontem, a situação estava piorando à medida que as horas passavam. Dos 1.404 voos programados até as 15h em todo o país, 318 tiveram atraso superior a meia hora, o correspondente a 22,6%, e 58 (4,1%) haviam sido cancelados. No Aeroporto Juscelino Kubitscheck, dos 96 embarques previstos, 22 tinham partido com atraso (22,9%) e um fora cancelado (1%). No terminal de Guarulhos (SP), 42% das decolagens demoraram mais de 30 minutos. Os problemas devem aumentar nos próximos dias.

Entre as empresas aéreas, a campeã dos problemas era a Webjet, com um índice de 58,7% de atraso e 10,7% de cancelamentos. Em segundo lugar, estava a Gol, com 23,5% e 5,5%, respectivamente. A manhã de ontem no aeroporto de Brasília foi bastante movimentada e alguns passageiros sofreram com a demora. O voo de Cláudia Guidalle, 49 anos, e dos três filhos para o Rio de Janeiro demorou 1h40min para decolar e a arquiteta foi obrigada a mudar de planos. ¿Ia chegar no Rio e almoçar na casa do meu pai. Agora, vou ter que almoçar por aqui e esperar o novo horário¿, lamentou.

Ivete Gomes, 47 anos, e Gustavo Boiko, 27, estavam numa situação um pouco mais complicada. Depois de enfrentarem oito horas de voo entre Atlanta (EUA) e Brasília, eles perderam o avião que os levaria até Curitiba. O problema foi resultado de um atraso na decolagem e da demora na entrega das malas. ¿Se a bagagem tivesse chegado 10 minutos antes, não teríamos perdido o voo¿, reclamou Gustavo. A chegada, que estava prevista para 13h, só aconteceria às 22h. ¿Todos foram me esperar no aeroporto. Conheço o meu país e tenho receio do que pode acontecer na volta¿, disse Ivete.

Overbooking

Dentro da sala de embarque, o servidor Fábio Aucélio presenciou outro problema. O voo no qual ele embarcou com destino a Recife teve overbooking de dois assentos. A TAM, empresa responsável, ofereceu R$ 200 para quem desistisse do voo e embarcasse em outro, com escala em Natal e que só chegaria no fim da tarde. Diante da recusa dos passageiros, a companhia dobrou o valor e ainda acrescentou R$ 700 de crédito para a compra de passagens. Com a nova oferta, dois passageiros desistiram do voo e o avião pôde decolar. ¿Está um tumulto danado aqui dentro¿, disse Aucélio ao Correio por telefone.

O posto do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) do aeroporto de Brasília registrou, nos primeiros 15 dias de dezembro, 464 reclamações. A unidade funciona desde julho e recebe uma média de 750 queixas por mês. A campeã de reclamações é a TAM, seguida pela Gol. As queixas mais frequentes são de atrasos, cancelamentos, extravio de bagagem e interrupção de viagem. Na maioria das vezes, os problemas são resolvidos informalmente entre os passageiros e as companhias aéreas.