Título: Temporais deixam 16 mortos no Rio
Autor: Polito, Rodrigo
Fonte: Valor Econômico, 19/03/2013, Brasil, p. A6

A Defesa Civil de Petrópolis informou ontem que 16 pessoas haviam morrido por causa das chuvas que paralisam a região central do município, na região serrana. Além de Quitandinha e Lagoinha, os dois locais com as ocorrências mais graves, uma boa parte dos bairros acabou afetada pelos deslizamentos de terra. Muitas ruas e avenidas estão bloqueadas por árvores ou pelas quedas de barreiras.

Os bairros mais atingidos pela chuva foram o Alto da Serra, Quitandinha, Sargento Boening, Siméria e Lopes Trovão. Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, os rios Quitandinha e Piabanha transbordaram. "O rio Piabanha é o que mais nos preocupa porque corta Petrópolis de ponta a ponta", disse Minc. Segundo o Corpo de Bombeiros, Petrópolis foi a cidade mais afetada na região, apresentando 21 pontos de deslizamentos ou alagamento.

Em Roma, ao comentar a situação, a presidente Dilma Rousseff disse que "medidas um pouco mais drásticas" devem ser tomadas para que as pessoas deixem de viver em áreas de risco.