Título: Zarattini denuncia presença de diplomata em interrogatório
Autor: Bueno, Sérgio Ruck
Fonte: Valor Econômico, 19/03/2013, Política, p. A11

O ex-deputado federal Ricardo Zarattini (PT) denunciará hoje à Comissão da Verdade de São Paulo ter sido interrogado quatro vezes, enquanto esteve preso pela ditadura, por um integrante do corpo diplomático do governo americano no Brasil, Richard Melton.

A denúncia, segundo o deputado estadual Adriano Diogo (PT), que preside a comissão paulista, reforça o que foi apresentado em audiência pública sobre os livros de entrada do prédio do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) com o registro da presença de Melton.

Melton foi funcionário do Consulado Norte-Americano em Recife entre 1967 a 1969. Antes, dizem deputados da época, participou de "atos de ingerência" em outros países, como a invasão da República Dominicana em 1965. A sessão em que ocorrerá o depoimento, na Assembleia Legislativa, terá a presença do integrante do consulado americano em São Paulo, Claris Rowley Halliwell.

O diplomata foi indicado pelo governo de seu país para ocupar a embaixada americana no Brasil no primeiro governo civil da redemocratização, de José Sarney (1985 a 1989). Apesar da pressão de deputados e movimentos sociais contra a indicação, o "agrément" foi concedido em 1989.