Título: Petrobras ainda avalia potencial de novos poços
Autor: Schüffner, Cláudia
Fonte: Valor Econômico, 30/03/2007, Empresas, p. B8

A Petrobras deve concluir até o fim do ano a perfuração de mais dois ou três poços nos dois blocos onde descobriu petróleo leve abaixo de camadas de sal nas bacias de Santos e Campos. Somente depois desses poços a companhia poderá delimitar a extensão das descobertas de petróleo leve no projeto Tupi (na bacia de Santos), anunciado em outubro; e Caxaréu (bacia de Campos), anunciada no dia 2.

Notícias sobre a descoberta de um campo de petróleo gigante que teria sido comunicada ao presidente Luis Inácio Lula da Silva pelo presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, elevaram o preço das ações da estatal. As ordinárias subiram 5,55% ontem, enquanto as preferenciais fecharam com alta 4,77%.

À tarde, a estatal divulgou comunicado informando que "até a conclusão dos testes de avaliação é impossível determinar a quantidade de petróleo" nas duas descobertas. A companhia voltou a reiterar que as descobertas, anunciadas em outubro e início de março, têm reservatórios saturados de óleo leve com viscosidade de 30 graus segundo denominação do American Petroleum Institute (API).

A Petrobras já descobriu petróleo depois da perfuração de apenas um poço no BM-S-11, projeto que recebeu o nome de Tupi. Ele é operado pela brasileira (65%), em consórcio com a BG (25%) e a portuguesa Petrogal (10%). a BG considerou o projeto como um dos mais promissores da companhia em todo mundo e que pode ter reservas estimadas em 1,7 bilhões até "mais de" 10 bilhões de barris.

A divulgação dessas informações, que até agora não foram confirmadas, por um sócio irritou a direção da Petrobras, que teria encaminhado reclamação a respeito dizendo que as projeções eram prematuras. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) informou que não recebeu nenhuma estimativa de reserva ou declaração de comercialidade referente a Tupi.